Home / MERCADO / Economia / 2865 empresas distinguidas com o estatuto PME Excelência 2020
PME empresas distinção PME Excelência reunião
Estatuto PME Excelência é atribuído a 2865 empresas (Foto: Unsplash)

2865 empresas distinguidas com o estatuto PME Excelência 2020

O prémio atribuído pelo IAPMEI e pelo Turismo de Portugal reconheceu um total de 2865 empresas, representativas dos vários setores de atividade, com o estatuto de PME Excelência.

A distinção como PME Excelência refere-se a “um selo de reputação que permite às empresas relacionarem-se com a sua envolvente – fornecedores, clientes, sistema financeiro e autoridades nacionais e regionais”.

Este prémio é o reconhecimento do mérito e contributo que as organizações demonstraram e que refletiu na economia portuguesa. Para além disso, estas PME são responsáveis por empregar cerca de 93 mil pessoas.

Este ano, no que respeita à distribuição setorial, as PME Excelência evidenciam-se nos setores do comércio e indústria, representando 802 empresas (28%) e 671 empresas (23,4%) respetivamente. Ainda no pódio encontram-se 512 empresas ligadas ao setor do turismo (17,9%).

A maioria das PME distinguidas representam negócios de pequena dimensão. Isto significa, que cerca de 72,7% são pequenas organizações, 21% dizem respeito às médias empresas e os restantes 6,3% são as microempresas.

De acordo com os dados estatísticos sobre a distribuição geográfica das organizações distinguidas com o estatuto PME Excelência, verifica-se que os distritos com maior concentração correspondem ao Porto, representando uma fatia de 21%, seguido pelo distrito de Lisboa com 20,1%, e Braga e Aveiro com 9,9% e 9,8%, respetivamente.