Home / Empresas / Segunda edição do Programa TalentA em Portugal está de volta
Programa TalentA
Chegou a 2ª edição do Programa TalentA (Foto: Pexels)

Segunda edição do Programa TalentA em Portugal está de volta

No dia em que se assinala a importância da Mulher Rural na agricultura, a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) com o apoio da Corteva Agriscience, uma empresa de referência no setor agrícola em sementes, anunciou o regresso do programa TalentA em Portugal. A iniciativa premeia mulheres com projetos inovadores do meio rural com formação e financiamento de 5000€.

Este anúncio foi proferido durante o evento organizado por ambas as entidades, de forma a assinalar o Dia Internacional das Mulheres Rurais, através de Clara Serrano, vice-presidente da Unidade Comercial do Sul da Europa na Corteva Agriscience. É a segunda edição desta iniciativa em território nacional, que visa premiar com formação e financiamento as mulheres com projetos inovadores no meio rural.

Sobre o programa TalentA, Clara Serrano afirma: “A procura que o programa TalentA teve na primeira edição é reveladora de que Portugal tem mulheres que procuram construir o seu futuro no meio rural com projetos inovadores, merecedores de apoio e fundamentais para o desenvolvimento do setor e da economia nacional. Por isso, as expetativas são altas com a segunda edição do programa e estamos muito confiantes de que estaremos com muitos projetos inovadores, ao mesmo tempo que ficamos muito entusiasmados por conhecer todo este potencial e conhecimento inerente”.

Na primeira edição, a iniciativa contou com mais de 90 inscrições, de onde saíram três vencedoras: Sónia Brito com a “SR Berry”, com o objetivo de alargar a capacidade de produção de diospiros; Gilda Preto, com o projeto de biotecnologia para a propagação de plantas in vitro; Aline Domingues, com o projeto “Menina d’uva”, que recupera vinhas velhas localizadas na região de Vimioso, para produção de vinho biológico.

Durante o evento, contou-se com a presença de Luís Mira, Secretário-Geral da CAP. Não só foi anunciada a segunda edição da iniciativa, como também definidos novos objetivos do programa, numa altura em que o setor enfrenta tantos desafios. Salientou-se então que, enquanto implementadoras de novas técnicas agrícolas, as mulheres têm vindo a revelar-se fortes protagonistas na contribuição para o crescimento do setor agroalimentar nacional.