Home / Sustentável / Projeto no Porto promove turismo para surdos
turismo do porto desportos náuticos pme magazine
Vista da cidade do Porto (Foto: D. R.)

Projeto no Porto promove turismo para surdos

A Associação de Surdos do Porto lança hoje um projeto de turismo acessível que se destina à comunidade de pessoas surdas quer em Portugal quer no estrangeiro. O objetivo é fornecer informação a pessoas surdas que viajam para o Porto sobre hotéis, diversão, restaurantes, património e informação sobre onde ir e o que ver.

A promotora do “Hands to Discover” Ana Bela Baltazar explicou em entrevista ao Jornal 2. que “vai haver ajuda on-line em língua gestual portuguesa, francesa e inglesa”, mas também “uma rede de parceiros na área da hotelaria e restauração, mas também de guias turísticos que tiveram formação em língua gestual connosco e acrescentam essa valência aos seus serviços”.

Ana Bela Baltazar explica que o projeto visa também criar uma rede de prestadores de serviços de turismo que recebem formação: “os primeiros parceiros já receberam formação e estão aptos para prestar ajuda”. O projeto que vai estar on-line a partir desta sexta feira que só em Portugal visa mais de 150.000 pessoas.

A “Hands to Discover” pode ainda fornecer interpretes de língua gestual a pedido de um turista, ou um promotor turístico da cidade. “A ideia é tornar o Porto uma cidade inclusiva para todos. Porque promover turismo acessível não se pode limitar ao eliminar das barreiras arquitectónicas. As barreiras linguísticas são ainda mais difíceis e vencer quando não ouvimos”, afirma a intérprete de linguagem gestual.

O turismo acessível constitui uma vantagem competitiva e alarga o campo de potenciais clientes. Estima-se que existam no mundo mais de 42 milhões de pessoas com deficiência auditiva grave.