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Carlos Mocho_Presidente Apodemo
Carlos Mocho, presidente da APODEMO (Foto: Divulgação)

“Acreditamos que o futuro seja mais risonho”- Carlos Mocho

Por: Margarida Duarte

A Associação Portuguesa das Empresas de Estudo de Mercado e Opinião (APODEMO) alterou os seus estatutos com o objetivo de acolher não só empresas, mas também pessoas singulares. Esta alteração irá contribuir para o desenvolvimento do setor e alinhar a empresa com as suas congéneres europeias.

Numa conversa com Carlos Mocho, presidente da Associação, a PME Magazine quis saber mais detalhes sobre esta alteração e conhecer os objetivos futuros para a mesma.

PME Magazine (PME Mag.) – De acordo com o Global Market Research 2021, o setor registou uma queda de 11% e 26% das empresas de estudos de mercado não obteve lucros. Desta forma, na sua opinião quais foram ou são os problemas que o setor enfrenta?

Carlos Mocho (C. M.) – Eu penso que essencialmente os resultados do ano de 2020 versus 2019 têm muito do efeito pandémico que realmente ocorreu e que afetou não apenas as empresas de estudo de mercado, mas as empresas em geral. Este é o fator mais importante. A estimativa é de que em 2021 o mercado já apresente uma tendência inversa, se não for de crescimento, ficar com resultado equivalente ao do ano anterior e estima-se que o ano que vem comece a ser um ano de alguma recuperação. Acreditamos que o mercado, e o setor no seu todo, vai ter um crescimento, mas é perfeitamente natural que algumas empresas não acompanhem essa tendência. O que quero dizer com isto é que acreditamos que o futuro seja mais risonho.

PME Magazine (PME Mag.) – Os estudos de mercado são sem dúvida importantes, mas até que ponto são importantes por exemplo para a área da política, em que existem sondagens para eleições, e estas precisam de ser analisadas?

Carlos Mocho (C. M.) – Os estudos de mercado são uma ferramenta imprescindível na gestão hoje em dia, de qualquer empresa, e de diferentes setores. São milhares as empresas, e mais de milhares os colaboradores dessas empresas, sejam eles analistas de mercado, gestores de saúde, diretores comerciais, diretores gerais, CEO, que recorrem a eles, nas suas diferentes componentes sejam quantitativos, qualitativos, de opinião ou de sondagens. Por isso, e pela sua essência, normalmente transmitem resultados e esses resultados, muitas das vezes, são equacionados. A experiência diz-me que, em mais de 90% dos casos, o resultado de estudo de mercado está correto e as pessoas entendem isso, e depois de serem esclarecidas concordam que a opinião que tinham formado não era a mais correta. Em particular as sondagens políticas, têm duas ou três situações que convém mencionar. A primeira é que as sondagens quando são feitas, normalmente começam em períodos temporais diferentes, por exemplo: imagine que a primeira sondagem que sai sobre determinada região é feita mais de um mês antes das eleições, e temporalmente desde aquele período de tempo até ao dia das eleições ocorrem uma série de eventos que podem mudar a nossa opinião relativamente ao voto que temos. Por isso, não pode ser feita uma análise assim tão direta. Uma sondagem é feita num período específico de tempo, e ela retrata aquilo que ocorre naquele período de tempo, que pode não ter absolutamente nada a ver com aquilo que depois vai acontecer no ato eleitoral.

A experiência diz-me que, em mais de 90% dos casos, o resultado de estudo de mercado está correto e as pessoas entendem isso, e depois de serem esclarecidas concordam que a opinião que tinham formado não era a mais correta.

PME Mag. – Com que objetivo é que a associação alterou os seus estatutos?

C. M. – A Apodemo considerava que existe uma parte de profissionais que estão “desacompanhados”, ou seja, trabalham em n empresas, são analistas de mercado, são gestores de produto, são profissionais da área e não tinham nenhuma associação que os representasse. Algumas das nossas congéneres europeias já tinham avançado e evoluído nesse sentido, e nós decidimos que era a altura também em Portugal de o fazermos porque acreditamos que teremos mais força e representatividade, e podemos também promover um serviço de informação e conhecimento a todos nós, com formações especificas, acordos com outros parceiros, etc.

PME Mag. – Pode explicar no que consiste as cinco categorias de associados: Produtores, Utilizadores, Académicos, Estudantes e Trabalhadores Independentes?

C. M. – Na sua generalidade são os diferentes perfis de profissionais. Produtores é quem produz a informação; Estudantes são estudantes nas áreas especificas de marketing e digital; Académicos temos por exemplo um conjunto de universidades que fazem estudos; os Independentes são pessoas que trabalham na área de estudos de mercado, fazem entrevistas, tratam de informação de alguma forma. Este conjunto de pessoas não têm de ter uma formação específica, desde que preferencialmente venham de áreas relacionadas com economia, gestão, sociologia, etc.

PME Mag. – No dia 18 de novembro a APODEMO irá promover um encontro online dedicado ao Market Researh, quais são as expetativas para este dia?

C. M. – Nós normalmente vamos promovendo eventos ao longo do tempo. Com a pandemia obviamente, a coisa alterou-se um pouco, mas a expectativa inicial e o objetivo é que este novo potencial de associados possa juntar-se já a nós de uma forma mais ativa, de uma forma mais participativa. E todo o programa do evento também está direcionado para eles, ou seja, nós vamos falar sobre o futuro do market research, quais são as tendências futuras, por isso temas da atualidade como a evolução tecnológica, o digital, vão fazer parte desse evento. Os estudos de mercado não podem ser alheios à evolução tecnológica, as formas como nós hoje fazemos entrevistas ou analisamos resultados, no futuro vamos fazê-lo com meios diferentes.

PME Mag. – Quais são as suas perspetivas futuras para a APODEMO?

C. M. – Eu penso que com estas alterações de estatutos que a Apodemo vai desenvolver, vamos ter mais associados e ter uma voz cada vez mais ativa neste mundo. O exemplo das sondagens mostra o quão é necessário perceber o que é um estudo de mercado e porque é que são produzidos, e basicamente a Apodemo tem de ter um papel fundamental nisso, mas, para tal, tem de se desenvolver, crescer e ganhar mais força e é este o objetivo principal.