Home / MERCADO / Economia / António Brufau faz apelo a mix energético “realista” para uma “Europa forte”
Economia
A Repsol está atualmente a trabalhar num plano de implementação de infraestruturas de carregamento na via pública (Foto: Unsplash)

António Brufau faz apelo a mix energético “realista” para uma “Europa forte”

Por: Maria Carvalhosa

O presidente da Repsol, Antonio Brufau, apelou esta sexta-feira à oportunidade e responsabilidade de refletir sobre o que deve constituir o cabaz energético de uma “Europa forte”.

“Devemos perguntar-nos se é realista confiar a recuperação da crise, acompanhada por uma aceleração da transição energética, apenas à eletrificação com energias renováveis, sem considerar outras tecnologias que tornam possível a descarbonização, ou o papel que o gás natural e o petróleo terão de desempenhar durante muitos anos”, afirmou o presidente da Repsol, durante a assembleia-geral de acionistas da empresa, realizada esta sexta-feira, em Madrid.

Segundo o seu ponto de vista, agora é o momento de conceber corretamente as rotas para minimizar as emissões de gases com efeito de estufa o mais rapidamente possível, a um custo acessível, “sem dogmas” e com pragmatismo.

“Estes tempos complexos exigem que demos o melhor de nós próprios. Podem estar certos do compromisso da Repsol com a sociedade, para dar resposta às suas necessidades energéticas, recorrendo à transição energética para alcançar as zero emissões líquidas rentáveis para os nossos acionistas”, concluiu.