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Porto de Lisboa
O Terminal de Alcântara é uma das principais infraestruturas portuárias que serve a vasta área de consumo da região metropolitana de Lisboa (Foto: Divulgação)

Porto de Lisboa e Liscont assinaram aditamento da concessão para o Terminal de Alcântara

A Administração do Porto de Lisboa S.A. (APL), e a Liscont, S.A., assinaram um aditamento no seguimento da publicação do decreto-lei que autoriza as alterações às bases do contrato de concessão do direito de exploração do Terminal de Contentores de Alcântara.

De acordo com um comunicado do Porto de Lisboa, o plano de investimentos previstos é de 123,8 milhões de euros para a modernização e o aumento da eficiência operacional do terminal de Alcântara, sendo que este investimento visa a melhoria das condições de segurança do terminal e a sustentabilidade ambiental das operações.

José Castel-Branco, vogal do conselho de administração da APL afirma: “Este investimento garante a modernização do Terminal de Contentores e uma forte redução de emissões de CO2 na sua operação”.

“Tal resulta da aquisição de novos equipamentos elétricos, mais eficientes e menos poluentes, mas também da transferência da movimentação de cargas do modo rodoviário para os modos ferroviário e fluvial, permitindo uma maior fluidez das operações e uma fácil convivência com o território envolvente”, acrescenta José Castel-Branco, citado em comunicado.

O Terminal de Alcântara é uma das principais infraestruturas portuárias que serve a vasta área de consumo da região metropolitana de Lisboa e as empresas nesse espaço localizadas, sendo por isso esta modernização “crucial” para manter a competitividade do Porto de Lisboa, acrescenta a mesma entidade em comunicado.