Home / Empresas / Empreendedorismo / Apoio ao ecossistema de empreendedorismo nacional foi tema na Social Good Week da Casa do Impacto

Apoio ao ecossistema de empreendedorismo nacional foi tema na Social Good Week da Casa do Impacto

Por: Maria Carvalhosa 

A Casa do Impacto, da Misericórdia de Lisboa, e o Social Good Accelerator (rede europeia de organizações sociais comprometida em capacitar o ecossistema) uniram forças para a dinamização de um evento, localizado na própria Casa do Impacto, na passada quinta-feira, dia 30 de junho. Como apoiar o ecossistema de empreendedorismo nacional para o tornar a referência europeia de impacto foi o tema da edição deste ano, onde foram debatidas questões relacionadas com o ecossistema de impacto português.

O evento deu voz a vários key-players, em torno do tema da transição digital, social e solidária na Europa.

“A Goparity dá financiamento a muitos projetos de sustentabilidade que de outra forma não veriam a luz do dia, mas também mesmo quando financiamos projetos ‘bancáveis’, (e temos muitos!), estamos a contribuir para uma economia mais descentralizada, mais humana e que, só por isso, é também mais sustentável”, explicou Nuno Brito Jorge, CEO da GoParity, em exclusivo à PME Magazine, quando questionado sobre a contribuição da GoParity para um desenvolvimento sustentável.

Já António Dias Martins, diretor executivo da Startup Portugal, explicou que “a Startup Portugal é um agente fundamental para o crescimento do ecossistema empreendedor dentro e fora de Portugal. Acreditamos que o futuro da nossa comunidade passa também pelo crescimento das startups de impacto e que estas são um bom ponto de atração de talento e investimento para a nossa economia, tendo um importante papel para que ela cresça de forma económica, social e ambientalmente sustentável”.

Jeanne Bretécher, presidente do Social Good Accelerator EU, também estava presente no evento e quando a PME Magazine lhe perguntou como tinha nascido a relação com a Casa do Impacto, a presidente do Social Good Accelerator EU respondeu: “A nossa parceria com a Casa do Impacto nasceu em 2018, logo após a sua criação e a nossa, por ocasião da Web Summit, em Lisboa. Estávamos a organizar, pela primeira vez, uma Vila de Inovação Social com o Comissário Europeu Carlos Moedas, e a Casa do Impacto ofereceu o primeiro stand de uma incubadora de startups de impacto social na história do Web Summit. Obviamente que isso cria, de imediato, ligações, e, depois disso, organizámos dois encontros juntos”.

“Os laços nunca enfraqueceram e agora que temos alguma liberdade para viajar após o covid, reunimo-nos, pela primeira vez, em três anos. Estamos a organizar a primeira Semana Europeia do Bem Social em novembro, entre Lisboa, Paris e Bruxelas. Será uma série de eventos que reunirá personalidades de alto nível e criadores de base. Um “Orgulho Europeu da Economia Digital Social”, para demonstrar que a economia digital também pode ser colocada ao serviço de questões sociais e ambientais, utilizando a criação de valor económico para estes objetivos”, concluiu Jeanne Bretécher.

O evento que contou com a moderação de Inês Sequeira, diretora da Casa do Impacto, faz parte do Road to Social Good Week, uma série de eventos locais em pontos estratégicos da Europa, a decorrer no primeiro semestre de 2022.