Home / Empresas / Apoio a empresas viáveis reforçado em 100ME
RolfWenzel-sizavieira-henriquecruz empresas viáveis pme magazine
Rolf Wenzel (CBE), Pedro Siza Vieira e (Henrique Cruz (IFD) assinam acordo (Foto: Divulgação)

Apoio a empresas viáveis reforçado em 100ME

O Banco de Desenvolvimento do Conselho da Europa (CEB) e a Instituição Financeira de Desenvolvimento (IFD) formalizaram, esta segunda-feira, um contrato de empréstimo de 100 milhões de euros, que permitirá operacionalizar a Linha IFD Pequenos Negócios de apoio a pequenos negócios e empresas economicamente viáveis.

O acordo foi assinado no Ministério da Economia, em Lisboa, e permitirá ao IFD contribuir para um “financiamento estável, em condições mais competitivas, mediante a transferência para as empresas de melhores condições de preço e prazo obtidas junto de instituições financeiras internacionais”.

“Esta linha prevê não apenas o apoio direto a investimento em capital fixo associado ao desenvolvimento de projetos, mas também o apoio a necessidades de fundo de maneio”, acrescenta o comunicado.

A medida insere-se no Programa Capitalizar, de forma a permitir acesso ao financiamento a empresas recentemente sujeitas a planos de reestruturação de dívida que apresentem perspetivas de viabilidade económica.

“A orientação deste empréstimo vem não apenas melhorar as condições de acesso a financiamento pelas empresas mas, em particular, completar o ciclo de apoio a empresas objeto de reestruturação. Para além da agilização do processo de reestruturação e da intervenção atempada em empresas economicamente viáveis, o Governo promove também o acesso a financiamento destas empresas, potenciando o sucesso da sua recuperação e conferindo um voto de confiança no seu regresso aos mercados”, referiu Pedro Siza Vieira, ministro Adjunto e da Economia.