Por: Martim Gaspar
A aposta nas pré-encomendas para lidar com o excesso de inventário, a aposta em preços dinâmicos e individualizados, a aposta em produtos essenciais, a vinda de cada vez mais consumidores à loja para efetuar as compras, o desenvolvimento da área de apoio ao cliente e o crescente uso do sistema de aluguer, são as seis tendências que a CI&T considera definir o setor do retalho em 2023.
Tendo em conta o contexto económico atual e a mudança nos hábitos de consumo, a CI&T, empresa de transformação digital para empresas globais apresenta as seis tendências que antecipa para o setor do retalho em 2023.
Segundo Melissa Minkow, diretora de retail strategy da CI&T, enquanto que em 2022, “o setor do retalho se focou na inovação e na partilha de dados”, o crescimento da inflação levará as atenções para “o consumidor e para a satisfação das suas necessidades” que passará cada vez mais por cortar em bens não essenciais.
A diretora reforça que “os consumidores vão gastar o seu dinheiro com cuidado, e os comerciantes devem procurar assegurar a sua lealdade através do reforço da confiança e do cumprimento das promessas que fazem. As marcas que mais vão prosperar serão aquelas que ouvirem os seus clientes e os apoiarem nos tempos difíceis que parecem avizinhar-se”.