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Bruno Cea, gestor de marketing do Livro de Elogios (Foto: Divulgação)

“As empresas veem o Livro de Elogios como um fator motivador” – Bruno Cea

Por: Maria Carvalhosa 

O Livro de Elogios nasceu em 2013, e, atualmente, mais de 11 mil estabelecimentos possuem um exemplar do mesmo. Algumas organizações utilizam-no para a avaliação dos colaboradores e de maneira a melhorar a gestão da sua qualidade. A PME Magazine esteve à conversa com Bruno Cea, gestor de marketing do Livro de Elogios, para ficar a saber mais sobre como melhorar a relação entre colaboradores e clientes através desta ferramenta. 

PME Magazine (PME Mag.) – De que forma a introdução do Livro de Elogios tem ajudado as empresas?

Bruno Cea (B. C.) – O Livro de Elogios está presente em mais de 11 mil empresas. Cada empresa utiliza o Livro de Elogios enquanto ferramenta de trabalho conforme o método mais ajustado à sua realidade e contexto. Algumas empresas apenas utilizam os elogios registados no Livro de Elogios enquanto testemunhos, enquanto outras vão mais além e utilizam os elogios, por exemplo, como parte do processo de melhoria contínua durante a implementação do Sistema de Gestão da Qualidade, ajudando-as a identificar e a implementar boas práticas, que contribuem para o sucesso da organização.

PME Mag. – Como tem sido o feedback ao longo dos anos?

B. C. – Desde o lançamento do projeto Livro de Elogios que o feedback tem sido muito positivo. O poder de um elogio é muito impactante, e ajuda a tornar o ambiente da empresa mais positivo, numa procura constante de fazer melhor. As empresas veem o Livro de Elogios como um fator motivador dos colaboradores, e quando nos contactam transmitem-nos isso mesmo, sentindo-se orgulhosas pelos elogios recebidos.

PME Mag. – A pandemia trouxe uma necessidade de se elogiar as empresas pelo trabalho que têm realizado?

B. C. – Sem dúvida, a pandemia proporcionou tempos de maior introspeção individual, despertando na sociedade uma maior necessidade de cooperar, valorizar e reconhecer o que de melhor se faz nas empresas. Muitas organizações readaptaram a sua produção e conceito na pandemia, contribuindo para ultrapassarmos as condições adversas que se viviam na altura . Em resposta a esta necessidade, o projeto Livro de Elogios disponibilizou a sua versão digital, para eliminar qualquer barreira que possa existir quando o assunto é elogiar.

PME Mag. – Em média, quantos elogios recebe uma empresa anualmente?

B. C. – O número de elogios que uma empresa recebe é muito variável. Há empresas que incentivam o ato de elogiar, seja entre colaboradores ou junto dos clientes. Existem casos de empresas que encomendam cinco livros, o que equivale a 250 elogios, por ano. Por outro lado, existem empresas que apenas disponibilizam o Livro de Elogios, e não divulgam a sua existência, nem o seu propósito, o que acaba por fazer com que recebam menos elogios.

PME Mag. – Que tipo de empresas mais procuram o Livro de Elogios?

B. C. – As empresas/entidades que disponibilizam o Livro de Elogios são muito diversificadas. Podemos dar como exemplo as mais institucionais, como câmaras municipais, hospitais e grupos desportivos; grupos de empresas, como unidades hoteleiras, clínicas de saúde, mediações imobiliárias, entre outras; e PME,’s como restaurantes, cabeleireiros, veterinários, e muitos outros. Em suma, uma grande diversidade de empresas de vários ramos e dimensões.