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Até maio foram registadas mais de 130 burlas através do MB Way

Por: Mariana Barros Cardoso

O alerta foi dado no Facebook pela PSP – Polícia de Segurança Pública – no qual revelam os números de burlas registadas até maio do corrente ano. Em 2018, 99 pessoas foram vítimas do próprio desconhecimento sobre a aplicação que surgiu no mundo tecnológico em 2014.

O MB Way é uma aplicação portuguesa que foi desenvolvida pela empresa SIBS e na qual se pode efetuar transferências monetárias que ficam na conta do recetor no mesmo instante, independentemente da conta de onde saía o dinheiro, facilitando assim transações que de forma convencional podem demorar até 3 dias.

A mesma aplicação permite pagar compras online, compras em lojas fixas através do número de telemóvel ou QR code existente na aplicação. Qualquer um destes movimentos é gratuito e instantâneo, incluindo ainda a possibilidade do utilizador se dirigir a um terminal multibanco e conseguir levantar dinheiro sem que tenha consigo o cartão bancário.

Estima-se que mais de um milhão de utilizadores, número registado até novembro do ano passado, beneficiem desta aplicação que está no mercado há já 5 anos.

A criação de uma “conta” MB Way não carece de muitas exigências, apenas do número de telemóvel associado a um cartão multibanco, o que neste último ano se revelou em mais de 130 burlas registadas no primeiro semestre.  

A PSP fez uma publicação onde avança que a investigação e análise do Departamento de Investigação Criminal identificou um modusoperandi: “ainda que haja algumas variações, consiste no aproveitamento feito aos anúncios que as vítimas colocam online para venda de objetos em sites dedicados a este tipo de comércio (OLX, CustoJusto, entre outros). Posteriormente, são contactados telefonicamente por supostos compradores – os burlões, que mostram interesse naquela compra. Na sequência desse contacto, os burlões convencem as vítimas a dirigirem-se a um ATM para, supostamente, efetuarem o pagamento do objeto via MB WAY. Quando conseguem enganar a vítima, aproveitam o desconhecimento que a vítima possui sobre a aplicação MB WAY e, através de indicações enganosas sobre os procedimentos a adotarem, conseguem aceder à conta bancária da vítima e fazer vários levantamentos e compras de forma ilegítima.” “A vítima, é, assim, levada a introduzir no ATM o número de telemóvel do suspeito e o fornecimento do respetivo código, associando-o ao seu cartão de Multibanco, convencida de que são os procedimentos próprios para receber o pagamento através do MB WAY, acabando por cair na armadilha. Convencida de que está a ajudar o potencial comprador a pagar o objeto está, efetivamente, a dar-lhe a capacidade de acesso à conta que está associada ao seu cartão de Multibanco, permitindo assim os levantamentos indevidos da sua conta bancária”.

Na mesma publicação, a PSP, na terça-feira passada alerta todos os cidadãos para os cuidados que devem ter ao utilizar a aplicação móvel, especialmente a quem não conhece bem as suas funcionalidades.