Home / MERCADO / Economia / Aumento da digitalização de documentação histórica destaca-se em 2022
ead
A empresa digitalizou mais de 37 milhões de páginas (Fonte: Divulgação)

Aumento da digitalização de documentação histórica destaca-se em 2022

A EAD – Empresa de Arquivo de Documentação anunciou que a procura pelos serviços de digitalização cresceu quase 15% entre 2021 e 2022.

A tendência da procura por serviços de digitalização tem sido observada pela EAD desde o início de 2020. Neste sentido, é importante referir que, em 2021, o peso dos serviços de tecnologias de informação e digitalização ultrapassaram, pela primeira vez na história da empresa, o número, em termos de faturação, dos serviços de custódia de arquivo. Com o aumento da procura pelos serviços de digitalização de documentação em 2022, esta tendência confirma-se.

 “A procura por digitalização acelerou exponencialmente durante os anos da pandemia, como agora se verifica. De entre o diverso leque de documentação digitalizada, é de salientar, e que diferencia de 2021, o aumento da digitalização de arquivos históricos. Esta foi uma aposta de sucesso da EAD no decorrer do último ano”, assegura Paulo Veiga, CEO e fundador da EAD.

A empresa digitalizou mais de 37 milhões de páginas e cerca de 321 mil desses registos correspondem a arquivo histórico. A EAD acredita que a crescente procura por digitalização é impulsionada pelos organismos públicos, sobretudo para aplicação em investigação. Em 2021, digitalizou cerca de 32 milhões de páginas.

Em termos de números de digitalização exatos, a EAD alcançou um total de 37.023.262 páginas. Em relação aos arquivos históricos o total foi de 321.035 páginas.