Home / Empresas / BCE sobe taxas de juro enquanto os juros de dívida recuam
Banco Central Europeu
As bolsas europeias recuperam terreno, apesar de ainda estarem em queda (Foto: Pexels)

BCE sobe taxas de juro enquanto os juros de dívida recuam

Por: Eduarda Coelho

O Conselho do Banco Central Europeu (BCE) decidiu, nesta quinta-feira, aumentar as três taxas de juro diretoras do BCE em 75 pontos base. Assim, a taxa de juro das operações principais de refinanciamento sobe para 2%, enquanto a taxa aplicável à facilidade permanente de cedência de liquidez aumenta para 2,25% e a dos depósitos para 1,5%.

Enquanto a presidente do BCE, Christine Lagarde, explicava o motivo da subida das taxas de juro, os juros de dívida na Zona Euro recuaram. Em todos os países desta moeda, incluindo Itália e Alemanha, os juros movem-se de forma inversa ao preço das obrigações.

“É provável que a atividade económica na zona euro tenha abrandado significativamente no terceiro trimestre do ano e esperamos um novo enfraquecimento no resto deste ano e no início do próximo ano”, alertou a responsável.

A moeda única recua em 0,97% para 0,999 dólares. As bolsas europeias recuperam terreno, apesar de ainda estarem em queda.

O Stoxx 600 apresentou uma queda de 0,48%. Entre os 20 setores que compõem o índice, tecnologia, recursos minerais e serviços financeiros são os que apresentaram as maiores perdas. Em Lisboa, o PSI (Portuguese Stock Index), apesar de estar a recuperar, perde 0,9%.