Home / Empresas / BMcar internacionaliza-se com a aquisição da BMW Madrid
BMcar
A internalização do grupo conta com o apoio do grupo francês BYmyCAR (Foto: Divulgação)

BMcar internacionaliza-se com a aquisição da BMW Madrid

Por: Diana Mendonça

A BMcar e a BYmyCAR constituíram uma joint venture para adquirir a BMW Madrid, uma das maiores sucursais do grupo BMW na Península Ibérica. Uma operação com “grande peso” para a estratégia da empresa, revelou Pedro Rodrigues, CEO da BMcar, à PME Magazine.

A sucursal de Madrid está localizada no norte da capital espanhola e tem sede no edifício de Las Tablas. A atividade deste concessionário engloba marcas como BMW, MINI e BMW Motorrad, tendo registado em 2021 um total de 6.919 unidades vendidas e um volume de negócios de 201,8 milhões de euros.

“É certo que esta operação terá um contributo importante para o nosso plano estratégico 2022-2024 e que denominámos de “Out of Your Mind“. Para esse triénio temos como objetivo superar os 570 milhões de euros em volume de negócios, vender perto de 12 mil viaturas e garantir cerca de 115 mil ordens de intervenção na área do após-venda”, revela Pedro Rodrigues, CEO da BMcar, em declarações à PME Magazine.

Esta operação representa um grande passo para o grupo e tem, segundo Pedro Rodrigues, “um grande peso” na estratégia e ação da empresa, uma vez que este é “o maior contrato de concessão da marca germânica na Península Ibérica”.

A internacionalização do grupo BMcar surge num momento em que a empresa está em fase de expansão. 

“Este passo foi muito bem planeado e mesmo existindo o fator risco, que faz parte de qualquer negócio em fase de expansão, analisámos a nossa realidade em Portugal que pode ser resumida da seguinte forma: 2021 terminou como o melhor de sempre na história da BMcar, o 10.º consecutivo, com um crescimento de 23% face ao período anterior, o que representa 172 milhões de euros de volume de negócio, 3.531 viaturas vendidas e mais de 21 milhões de euros só na área do após venda”, salienta o CEO.

O mercado automóvel para além de diversificado também é competitivo, mas para Pedro Rodrigues isto não é uma dificuldade, mas sim uma oportunidade.

“Todos os mercados onde o setor automóvel marca presença são já por si altamente competitivos e diversificados, essa é a realidade que encontramos em qualquer território. O mercado espanhol é novo apenas porque estamos a dar este primeiro passo, mas como é natural, houve uma análise prolongada e aprofundada acerca das características do setor automóvel em Espanha, como se processam as diversas operações e como toda a experiência que já temos pode contribuir para não só fazer a diferença, como corresponder a todas as expetativas que são criadas entre todas as partes”, explica.

A internalização do grupo conta com o apoio do grupo francês BYmyCAR, líder na área da distribuição automóvel e um dos maiores da Europa. Segundo Pedro Rodrigues, esta joint venture irá “criar sinergias que permitem um plano de desenvolvimento conjunto, sólido e duradouro” para Portugal e Espanha. Além disso, a área de atividade da BYmyCAR “complementa a área de negócio da BMcar”, uma vez que o grupo partilha os mesmos valores e objetivos.

Quanto ao futuro, Pedro Rodrigues acredita que apesar dos desafios que o setor automóvel enfrenta atualmente, dada a conjuntura europeia, a BMcar irá continuar a obter resultados positivos.

“Depois de 10 anos consecutivos com resultados recorde, estamos confiantes para continuarmos essa trajetória de crescimento sustentado também este ano. A BMcar conta com uma grande ambição desde a sua génese e isso tem vindo a traduzir-se no crescimento do grupo BMcar, não só nos resultados obtidos ano após ano, como também no crescimento da nossa estrutura e das nossas infraestruturas. Apesar de todos os desafios que o setor automóvel enfrenta atualmente, estamos confiantes que o futuro continuará a ser muito positivo para todos os que integram a BMcar”, conclui.