Home / Empresas / Bosch e Universidade do Porto assinam parceria de inovação na área da mobilidade inteligente
transição energética
Estudo “Impacto Ambiental da Transição Energética em Portugal até 2030”, promovido pelos Future Energy Leaders Portugal (Foto: Pexels)

Bosch e Universidade do Porto assinam parceria de inovação na área da mobilidade inteligente

A Bosch e a Universidade do Porto anunciaram um novo projeto de inovação, Projeto THEIA, na área da mobilidade inteligente, num investimento superior a 28 milhões de euros a aplicar até ao ano de 2023. Formalizada esta terça-feira, 7 de dezembro, a cerimónia da Reitoria da Universidade do Porto contou com a participação do primeiro-ministro, António Costa.

Em comunicado, a Bosch e a Universidade do Porto referem que o projeto irá integrar cerca de 55 novos colaboradores da Bosch e mais 70 investigadores da Universidade do Porto, sendo um exemplo da aposta Bosch nas relações de parceria com a academia como forma de contribuir para a inovação e competitividade do país.

Carlos Ribas, representante da Bosch em Portugal afirma: “Não temos dúvidas que estas parcerias são a chave para impulsionar a inovação, o desenvolvimento científico e a criação de emprego qualificado. É por isso que continuaremos a trabalhar no sentido de promover estas relações que são sinónimo do reconhecimento da qualidade do talento e da dinâmica do ecossistema de investigação e desenvolvimento que existe em Portugal”.

O objetivo do projeto THEIA foca-se em investigar e desenvolver soluções no âmbito da melhoria das capacidades sensoriais de veículos autónomos, recorrendo a algoritmos de perceção baseados em dados recolhidos pelos seus sensores.

“A Universidade do Porto está a empreender um esforço sério de aproximação às empresas, tendo em vista a realização conjunta de atividades de qualificação, investigação, desenvolvimento e inovação. As universidades reúnem massa crítica, meios tecnológicos e know-how especializado”, salienta António de Sousa Pereira, Reitor da Universidade do Porto, citado em comunicado.

Alguns dos pontos prioritários do projeto são a perceção integral da envolvente externa do veículo, a estimativa das condições externas que afetam a condução e a caracterização de cenários críticos por meio da realização de testes.