Home / MERCADO / Economia / Bruxelas aguarda nomeação de novo conselho administrativo da CGD

Bruxelas aguarda nomeação de novo conselho administrativo da CGD

Bruxelas aguarda a apresentação do novo conselho de administração da Caixa Geral de Depósitos, após a demissão de António Domingues confirmada este domingo.

Segundo o comunicado enviado pela CGD à Comissão do Mercado de Valores Mobiliário – CMVM, à saída de António Domingues juntam-se mais ses administradores: Emídio José Bebiano e Moura da Costa Pinheiro, Henrique Cabral de Noronha e Menezes, Paulo Jorge Gonçalves Pereira Rodrigues da Silva, Pedro Lopo de Carvalho Norton de Matos, Angel Corcóstegui Guraya e Herbert Walter.

Com estas saídas, restam apenas quatro dos 11 administradores que tomaram posse a 31 de Agosto passado: Tiago Rarava Marques, João Tudela Martins, Pedro Leitão e Rui Vilar (administrador não executivo).

António Domingues demitiu-se de presidente da CGD, após cinco semanas de polémica em torno da recusa da entrega da declaração de rendimentos, e sob as críticas do PCP e Bloco.

A notícia surgiu através de um comunicado do Ministério das Finanças no domingo, em que também se anunciava que a renúncia de Domingues só produzirá efeitos no final do mês de dezembro e que “muito brevemente” será anunciado o nome de uma personalidade para a presidência da CGD.

Depois da questão da entrega da declaração de rendimentos seguiu-se, na semana passada, uma nova controvérsia relacionada com a eventualidade de Domingues estar na posse de informação privilegiada sobre a Caixa quando participou, como convidado, em três reuniões com a Comissão Europeia para debater a recapitalização do banco.