Home / Empresas / Ambiente / Governo declara “calamidade pública” devido a incêndios
calamidade pública incêndio pedrógão grande pme magazine
Foto de arquivo

Governo declara “calamidade pública” devido a incêndios

Dia negro em Portugal Continental, este domingo, com a Proteção civil a registar 523 incêndios e mais de cinco mil operacionais e 1600 viaturas no terreno.

Segundo Patrícia Gaspar, porta-voz da Proteção Civil, este foi o pior dia do ano em matéria de incêndios. Há a registar, ainda, seis mortos e 25 feridos.

A tragédia levou o primeiro-ministro, António Costa, a assinar um despacho que “ calamidade pública ” para os distritos a norte do Tejo, lembrando que para segunda-feira, “relativamente às zonas do interior vamos ter ainda níveis muito elevados de risco de incêndio ao longo de todo o dia”.

Apenas o litoral norte e centro deverão ver cair chuva esta segunda-feira, que irá estender-se ao resto do território até quarta-feira. Espera-se que a descida da temperatura para os 20º graus de máxima também ajude no combate aos incêndios.

António Costa deixou, ainda, claro, que não iria demitir a ministra da Administração Interna.

Entretanto, a Assembleia da República e o Conselho de Reitores nomearam um grupo de 12 especialistas para analisar a situação, do qual deverão seguir recomendações de reforma para o Governo.