Com apoio do príncipe Harry e dos Coldplay, uma campanha internacional quer levar 10 mil crianças brasileiras aos jogos Paralímpicos Rio 2016. A iniciativa partiu do empresário londrino Greg Nugent, de 42 anos, fundador de uma agência de relações públicas que atuou como diretor de marketing na Olimpíada de 2012
Em duas semanas, a campanha #FillTheSeats (preencha os assentos, em tradução livre) já arrecadou mais de 200 mil dólares, entre doações públicas e privadas. A meta é ultrapassar os 300 mil dólares.
Após ler notícias sobre o baixo número de bilhetes vendidos para os jogos Paralímpicos, Nugent decidiu fazer uma campanha a pensar nas crianças. “Elas podem ganhar mais com essa essa experiência do que as outras pessoas”, afirma.
“Durante os jogos paralímpicos de Londres, um amigo levou a filha para ver Jonnie Peacock competir. No final disse que quando crescesse queria ser como o Peacock. Não há nada mais poderoso do que uma Paralimpíada para mudar a forma como pensamos na deficiência”.
O plano inicial era arrecadar 15 mil dólares para levar algumas centenas de crianças à Paralimpíada, mas o movimento ganhou força global e o apoio de figuras de destaque, como o príncipe Harry, de Inglaterra.
Segundo a assessoria de imprensa da família real, Harry fez uma doação pessoal à campanha. O valor não foi anunciado. Outras celebridades estão a apoiar publicamente a iniciativa, como a banda britânica Coldplay, através da rede social Twitter.
A campanha #FillTheSeats chamou a atenção do Comitê Paralímpico Internacional (CPI) e do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016, que já apoiam a iniciativa.
Veja o Vídeo da campanha aqui.