Home / Internacional / Comissária europeia pede paciência face à saída do Reino Unido
saída do Reino Unido Brexit japão
Reino Unido votou pela saída da União Europeia

Comissária europeia pede paciência face à saída do Reino Unido

Cecilia Malmström admite alguma incerteza face à saída do Reino Unido, mas assegura que UE mantém ambição comercial.

 

A comissária europeia do Comércio, Cecilia Malmström, pediu, esta segunda-feira, paciência à comunidade internacional enquanto não se formaliza o processo de saída do Reino Unido da União Europeia.

“O mundo precisa de um pouco de paciência para ver a fórmula exata das nossas futuras relações”, disse a comissária, num discurso proferido na Universidade de Economia e Negócios Internacionais de Pequim.

“O processo de saída poderá levar até dois anos e até ao dia da saída são membros completos, com responsabilidades completas e benefícios completos”, sublinhou.

Apesar de confessar que “é difícil” prever como ficarão as relações entre a comunidade europeia e o Reino Unido, Malmström mostrou-se confiante numa “boa solução para o futuro”.

“Isto nunca aconteceu antes na história da UE, pelo que não temos uma receita exata que sirva de antecedente, mas está regulado nos tratados como se devem fazer estas coisas e levará tempo”, disse.

A comissária referiu, ainda, que o Brexit abriu um período de “reflexão” dentro da UE, mas assegurou que as prioridades na comunidade e a sua “ambiciosa agenda comercial mantêm-se”.