Home / Empresas / DECO Proteste alerta para aumento no preço do cabaz essencial
cabaz essencial
O cabaz essencial agora custa 206,39 euros (Foto: Pexels)

DECO Proteste alerta para aumento no preço do cabaz essencial

Por: Eduarda Coelho

A DECO Proteste, organização de defesa do consumidor, emitiu um comunicado a alertar para o aumento de preço dos produtos relativos a um cabaz essencial. Segundo a análise, 55 em 63 destes produtos ficaram mais caros, de acordo com a análise realizada entre março e agosto de 2022. Com esta análise, concluiu-se que o cabaz essencial agora custa 206,39 euros, 21 euros a mais em relação aos preços verificados em março deste ano.

A análise salienta o aumento do preço da pescada fresca e dos brócolos, que atingiram 67% e 47% respetivamente. Outros produtos também apresentaram um aumento significativo nos preços, como a couve-coração e o óleo alimentar (ambos com mais 36%), a batata vermelha (mais 33%), o frango inteiro (mais 30%), o bife de perú (mais 25%), os cereais de mel (mais 23%), as costeletas de porco (mais 20%) e as bifanas de porco (mais 18%).

Segundo a porta-voz da DECO Proteste, Ana Guerreiro, as expectativas não são positivas, sendo este “um momento de difícil gestão para o orçamento familiar dos portugueses e prevê-se um agravamento da situação nos tempos próximos.”

O cabaz essencial, composto por 63 alimentos, tem sido analisado todas as quartas-feiras, com base nos preços recolhidos no dia anterior. O custo do cabaz é obtido através do cálculo do preço médio por produto em todos os supermercados online, presentes no simulador da organização.