Home / MERCADO / Economia / Défice público cai 1,9 mil milhões até agosto
função pública citigroup Bónus salários da função pública défice português défice público fundos europeus dbrs fornecedores de pme magazine
Foto de arquivo

Défice público cai 1,9 mil milhões até agosto

O défice público das contas públicas fixou-se nos 2,034 mil milhões de euros entre janeiro e agosto deste ano, menos 1,901 mil milhões de euros quando comparado com igual período homólogo.

A continuação desta tendência de melhoria dá confiança no alcance dos objetivos orçamentais definidos para 2017 e permitirá acomodar o impacto de fatores que se traduzirão num abrandamento do ritmo de redução do défice no quarto trimestre”, refere o Ministério das Finanças, em comunicado.

Já as receitas aumentaram 4,3%, enquanto a despesa aumentou apenas 0,4%.

“O excedente primário ascendeu a 3,734 mil milhões de euros, um aumento de 2,087 mil milhões de euros”, adianta a tutela de Mário Centeno.

Em relação aos impostos, houve um aumento de 6% nas receitas fiscais até agosto, muito devido à maior atividade económica, com aumentos de 7,2% de receitas em IVA e de 24,7% em IRC. Já as contribuições para a Segurança Social aumentaram 6,2%, enquanto as retenções na fonte de IRS subiram 4,2%.