Home / Empresas / Dell anuncia fusão com EMC por 53,7 mil milhões de euros
Dell funde-se com a EMC, numa das maiores aquisições entre empresas tecnológicas (foto:DR)

Dell anuncia fusão com EMC por 53,7 mil milhões de euros

Foi confirmada esta quarta-feira a compra da EMC Corp pela Dell num negócio que ascende os 60 milhões de dólares (53,7 mil milhões de euros) atingindo o titulo de maior fusão de sempre entre tecnológicas.

A nova empresa vai chamar-se Dell Technologies, não vai ser cotada e terá um total de 140 mil colaboradores a nível global, com receitas superiores a 66 mil milhões de euros anuais “Com a cadeia de fornecedores que vamos ter e a nossa força e escala no mercado, sentimo-nos muito bem posicionados tanto para as áreas da tecnologia em formação como para as áreas atuais”, comentou Michael Dell, CEO da nova empresa.

As negociações entre as duas empresas começaram em outubro de 2015, ficando finalizadas só este mês. A demora das negociações explica-se sobretudo pela complexidade do negócio em questão, já que a fabricante teve também que avançar com a aquisição das subsidiárias detidas total ou parcialmente pela EMC, incluindo empresas de cybersegurança, de “cloud-software” e de realidade virtual.

O avanço sobre a EMC foi a forma encontrada pela Dell de se ajustar aos novos desafios de um mundo cada vez mais tecnológico e desmaterializado. A EMC é especializada na “transposição para o ‘cloud computing’, apoiando as empresas e os departamentos de IT no armazenamento, gestão, proteção e análise dos seus bens mais preciosos: a informação”, conforme se descreve a empresa.

A Dell Technologies ficará por agora longe dos mercados. Conforme explicou o CEO, a empresa deseja estar livre da pressão de entregar resultados todos os trimestres para mais facilmente avançar com investimentos. Neste campo, apenas a VMware, a subsidiária da EMC dedicada à realidade virtual, ficará cotada, com algumas das suas ações a serem distribuídas também pelos atuais acionistas da EMC.