Home / CARREIRAS / Quando devemos procurar um coach?
gestão reativa ou proativa coach ana ganhão 2018 pme magazine
Ana Ganhão colabora pontualmente com a PME Magazine (Foto: Divulgação)

Quando devemos procurar um coach?

Por: Ana Ganhão, Humanistic Professional Coach

 

O coaching é um processo de desenvolvimento humano que aumenta a perceção da realidade, abrindo novos caminhos de possibilidades e o coach é alguém que o apoiará nessa caminhada. 

Durante essa travessia, o coach irá promover o autoconhecimento do coachee (cliente), levando-o a descobrir e potenciar os seus recursos, desenvolver mais habilidades e competências, alavancando e motivando a mudança e construindo estrutura, através de métodos e técnicas para que atinja com sucesso o seu objetivo de uma forma divertida e eficaz.

 

Como funciona o processo de coaching?

O coach e o coachee reúnem numa primeira sessão, onde, juntos, avaliam as áreas a trabalhar, definem o(s) objetivo(s) a alcançar. A partir daí, o processo desenvolve-se numa parceria entre os dois com um plano de trabalho, onde a quantidade, periodicidade das sessões e duração das mesmas variam de acordo com o objetivo proposto.  Durante todo o processo, são realizadas várias tarefas, faz-se a monitorização, a avaliação e o feedback. O processo é feito em sessões individuais ou em grupo (caso de empresas), aplicando varias técnicas, ferramentas e métodos, que irão impulsionar, motivar e criar novas estratégias mentais, criar habilidades e desenvolver competências, para concretizar as mudanças que deseja de uma forma sustentável.

 

Vantagens do coaching em empresas

O coaching contribui para o desenvolvimento das empresas através do desenvolvimento humano e social dos colaboradores. As áreas de atuação poderão ser várias, como motivar equipas, desenvolver liderança, desenvolver competências, melhorar desempenhos profissionais, explorar talentos, acompanhar uma fase de mudança, ampliação dos canais de comunicação, confiança mútua, aumento do foco, disciplina, identifi­cação de metas e outros.

 

Quando deve procurar um coach?

Bom, quando percebemos que estamos insatisfeitos em alguma ou várias áreas da nossa vida, sejam elas profissional, pessoal, social, relacionamentos, físico, saúde, lazer, financeira ou outra, esse é o momento para começar a trabalhar com alguém que o ajudará a ir mais longe e mais rápido.

 

Estas são algumas áreas que poderá trabalhar:

  • Autoestima, autoconfiança e motivação;
  • Relacionamentos sociais, profissionais e familiares;
  • Emocional (conhecer e gerir as emoções);
  • Física (cuidar do corpo e saúde, exercício físico, emagrecimento, doença);
  • Profissional, potenciar o desempenho, gestão de carreira;
  • Financeira (aprender a gerir as suas finanças);
  • Gestão de tempo;
  • Comportamentos (procrastinação, falta de foco, falta de concentração, não saber dizer não, falta de disciplina, desorganização, medo de falar em público, resiliência e tantos outros).

 

Ser coach é uma grande responsabilidade, pois estamos a tocar em vidas humanas. Um coach não é um terapeuta, nem o coach deve assumir-se como tal nem o cliente o deve procurar com esse fim.

 

Sendo que coach é uma profissão ainda não regulamentada, quando contratar os serviços de um coach deve verificar se o mesmo é certificado, que tipo de certificação e experiência tem e quem o pode referenciar.

E assim todos ganhamos na qualidade dos resultados.