Home / Empresas / Economia da zona euro em risco
BCE
Inflação deve permacer elevada (Foto: Pixabay)

Economia da zona euro em risco

As restrições e as novas variantes da Covid-19 colocam a economia da zona euro em risco, adianta a presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde.

Em declarações prestadas no arranque da sessão plenária do Parlamento Europeu, a presidente do BCE, Christine Lagarde, aponta os impactos que a pandemia está a provocar na economia e na saúde europeia, mostrando-se, no entanto, confiante no processo de vacinação.

A presidente afirma, ainda, a esperança na recuperação através de políticas de financiamento “quando as medidas de contenção forem levantadas e a incerteza diminuir”.

Nesse sentido, Christine Lagarde afirma que o BCE irá manter uma “postura de política monetária de acomodação”, de forma a criar “condições de financiamento favoráveis” à recuperação económica. A responsável referiu, ainda, a cooperação entre as políticas monetária e orçamental como um fator importante, quer ao nível dos países, quer ao nível europeu.

Relativamente ao aumento acentuado da inflação na zona euro, registado em janeiro deste ano, a presidente aponta a fraca procura e uma folga nos mercados de trabalho e de produtos como responsáveis, acrescentando que espera que “a inflação global continue a aumentar nos próximos meses”, sendo provável que “as pressões subjacentes sobre os preços permaneçam moderadas devido à fraca procura, às baixas pressões salariais e à apreciação da taxa de câmbio do euro”.