Home / Empresas / EDP com lucro de 801 milhões de euros em 2020
EDP lucro 801 milhões 2020
Crise provocada pela Covid-19 não impediu os lucros da empresa (Foto: Pixabay)

EDP com lucro de 801 milhões de euros em 2020

A empresa elétrica EDP lucrou cerca de 801 milhões de euros no ano passado, mais 56% do que em 2019, o que representa uma melhoria nos seus resultados, uma vez que conseguiu reduzir a sua dívida para o valor mais baixo dos últimos 13 anos.

Num comunicado da empresa à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a EDP refere o aumento em 56% do lucro, o que se traduz em ganhos contabilísticos com alienações em Portugal e Espanha, acabando por compensar outros efeitos negativos, como o encerramento da central a carvão de Sines ou a Contribuição Extraordinária sobre o Setor Energético.

O fecho da central a carvão de Sines representou 3% da produção da EDP no ano passado, uma vez que esta unidade reforçou a produção no segundo semestre para queimar o carvão remanescente antes do encerramento, previsto para janeiro deste ano. Apesar disto, o fecho da central significou um encargo de 18 milhões de euros à EDP, sendo um dos fatores que afetaram os resultados.

Num ano marcado pela pandemia da Covid-19, que a EDP estima ter tido um impacto negativo avaliado em 100 milhões de euros, a queda da procura de eletricidade e o aumento de provisões por dívidas de clientes não afetou os lucros da empresa, que consegue ultrapassar um período complicado de dois anos consecutivos de prejuízo.

Para fazer face aos efeitos negativos referidos, a EDP tomou várias medidas regulatórias, relativas à produção convencional e a redes de distribuição e comercialização de energia, que geraram um lucro de 92 milhões de euros e contribuiu para a melhoria face a 2020, ano em que o prejuízo da empresa se situou nos 98 milhões de euros.