Home / Empresas / EDP e Galp com perda de quota em 2019
EDP Galp perdas quota 2019
Empresas seguem tendência europeia de perda de quota nestes setores (Foto: Pixabay)

EDP e Galp com perda de quota em 2019

As maiores empresas portuguesas de luz e gás, EDP e Galp, apresentaram uma perda de quota referente a 2019, queda que se tem vindo a acentuar ao longo da última década. No caso da EDP, a quota situou-se nos 46,8%, com a Galp a atingir o seu valor mínimo em 2019, com 59,9%.

A quota de mercado da EDP e da Galp apresentou uma perda relativa a 2019, situando-se em 46,8% e 59,9%, respetivamente. No caso da maior empresa de eletricidade em Portugal, os valores apresentados têm vindo a situar-se abaixo dos 50% ao longo dos últimos dez anos.

Por sua vez, a Galp, apresenta quota de mercado de 59,5% em 2019, o que se traduz numa diferença considerável face à década passada, onde o monopólio pertencia, na sua globalidade, à empresa. Nos anos seguintes, o valor apresentou algumas reduções, mantendo-se, porém, acima dos 90%. Assim, 2019 apresenta-se com o valor mais baico desde que há registos.

A EDP e a Galp seguem, deste modo, uma tendência que tem vindo a ser verificada na União Europeia, onde as quotas de mercado dos maiores produtores de eletricidade e gás têm vindo a sofrer sucessivas perdas desde 2007, com a exceção do Chipre – uma empresa detém a totalidade da quota de mercado do setor da eletricidade.