Home / Tecnologia / Educação na base do futuro tecnológico
educação
A Web Summit voltou a encher os pavilhões da FIL no passado novembro (Foto: Divulgação)

Educação na base do futuro tecnológico

Por: João Carreira

A Web Summit voltou a encher os pavilhões da FIL entre os dias 1 e 4 de novembro do ano passado com cerca de 43 mil pessoas originárias de 128 países, marcando o regresso dos grandes eventos em formato presencial em Portugal. Foram mais de 1500 as startups presentes e a PME Magazine deslocou-se ao local para falar com algumas, nomeadamente no setor da educação, ambiente, robótica e desporto. “Havia estudantes que nos diziam que não sabiam o que fazer, que se calhar iriam fazer um mestrado, ou enviar o currículo para todas as oportunidades disponíveis no website da universidade e entendemos que este era um processo muito complicado e uma dor desses estudantes.”

O relato é de Nathália Bosak, COO da Network.me que, em conjunto com o fundador Felipe Vieira, criou uma aplicação gratuita de gestão de carreira para jovens em que os es tudantes das universidades podem entrar, fazer o seu registo, procurar um mentor, participar em eventos relacio- nados com as suas carreiras, nomeadamente eventos de empresas, feiras, open days e, a partir de todas essas interações, passar por uma jornada de descoberta e efetuar uma transição mais natural para o mercado de trabalho. “O propósito é, justamente, poder levá-los da universidade para o mercado sem que isso seja uma grande rutura ou grande processo traumático”, justificou a responsável.

A Network.me foi fundada em Lisboa, em 2020, e surgiu a partir de uma pesquisa com 500 estudantes finalistas em que 82% não sabiam qual carreira seguir. Para o futuro, o objetivo da empresa é tornar-se na principal ferramenta de estágios e de recrutamento jovem em Portugal. Para isso, pretende fazer crescer a comunidade de estudantes que utiliza a aplicação, que hoje está já próxima de meio milhão de utilizadores e a crescer a cada semana, assim como a comunidade de empresas parceiras. 

Assine a PME Magazine em papel para ler o artigo na íntegra ou subscreva a edição digital aqui.