Home / Empresas / Eleições históricas nos Açores
voto
Isolamento levantado exclusivamente para eleitores votarem (Foto: Pexels)

Eleições históricas nos Açores

Nas eleições para a Assembleia Legislativa, nos Açores, os resultados foram históricos. PS perde a maioria absoluta que mantinha há duas décadas. Entram três novos partidos no parlamento regional.

As eleições para a Assembleia Legislativa na Região Autónoma dos Açores, que decorreram na noite de 25 de outubro, resultaram na perda da maioria absoluta do PS, que há 24 anos vence as eleições.

O PS terminou a noite com 39,13% dos votos, conseguindo assim 25 mandatos na assembleia regional. Por sua vez, o PSD, com 33,74%, obteve 21 mandatos. Seguiu-se o CDS-PP, com 5,51%, e três mandatos. O Chega, com 5,06%, conseguiu dois mandatos, bem como o BE, com 3,82%, e o PPM, com 2,34%. Tanto a Iniciativa Liberal, com 1,93%, como o PAN, com 1,93%, conseguiram um mandato cada. A CDU ficou fora do parlamento regional.

Foram 13 as forças políticas que se candidataram às eleições regionais, tendo sete conseguido lugar na Assembleia Legislativa dos Açores.

Além de o PS perder a maioria absoluta pela primeira vez, uma vez que são necessários 29 mandatos para conseguir a maioria absoluta no parlamento, que tem 57 deputados. Chega, Iniciativa Liberal e PAN estão pela primeira vez no parlamento.