Home / Empresas / Empresas chinesas contratadas para obras públicas em Angola
PME certificadas angola fórum angola-portugal luanda pme magazine
Vista da cidade de Luanda (foto de arquivo)

Empresas chinesas contratadas para obras públicas em Angola

O governo angolano adjudicou a empresas chineses mais cinco obras públicas por 144,3 milhões de euros, investimento financiado pela Linha de Crédito da China (LCC).

 

Estas novas obras referem-se à contratação da China National Machinery Industry Corporation Group (Sinomach) para duas empreitadas de construção de abastecimento de água nas províncias do Huambo e do Bié, ao todo por 31,6 milhões de euros.

Outras três empreitadas, para reabilitação de estradas no Cuanza Sul, Cuanza Norte e Malanje foram contratadas à Sinohydro Group por 112,7 milhões de euros.

A LCC vai financiar 155 projetos em Angola com 4,6 mil milhões de euros, a executar por empresas chinesas, estimando o governo angolano a criação de quase 365.000 empregos.

No plano operacional da LCC, elaborado pelo executivo angolano, o setor da energia e águas lideram em termos dos montantes a investir, entre nove setores, com 1,9 mil milhões de euros alocados para 34 projetos.

O setor da construção, incluindo a reabilitação de estradas, contará com 33 projetos, mobilizando 1,4 mil milhões de euros. A educação concentra o maior número de projetos, num total de 55, sobretudo a construção de escolas, num investimento global de 373.348.412 dólares 327 milhões de euros.

O documento é acompanhado por uma lista com 37 empresas chinesas “recomendadas para o mercado angolano”, ao abrigo da LCC.