Home / Empresas / Empresas portuguesas participam na FILDA em Luanda
FILDA em Luanda
Catorze empresas portuguesas participam na FILDA (Foto: Unsplash)

Empresas portuguesas participam na FILDA em Luanda

Por: Diana Mendonça

A Associação Empresarial de Portugal (AEP) juntamente com a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) e a Câmara de Comércio e Indústria de Portugal-Angola (CCIPA) levam catorze empresas portuguesas para participar na feira FILDA 2022, que decorrerá entre os dias 12 e 16 de julho, na Zona Económica Especial, em Angola.

A comitiva nacional foi organizada pela AEP e tem como objetivo ajudar as empresas a diversificar os seus mercados e a aumentar as exportações. A participar na feira encontram-se catorze empresas de diversas áreas, nomeadamente, da indústria alimentar, extrativa, construção, engenharia, entre outros.

“A participação portuguesa no maior evento comercial de dimensão internacional em Angola é encarada como uma oportunidade para consolidar as presenças estabelecidas neste mercado e fortalecer as relações comerciais entre ambos os países”, explica Luís Miguel Ribeiro, presidente da AEP.

De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística, Angola foi o nono maior cliente das exportações portuguesas de bens em 2020, representando uma quota de 1,6% no total e ocupando a 25ª posição ao nível das importações (0,6%).

Segundo as estimativas do Fundo Monetário Internacional (FMI), o produto interno bruto (PIB) de Angola de 2022 aponta crescimentos na ordem dos 2,4%, impulsionado pelo aumento do preço do petróleo e pela recuperação do período pandémico.