Home / MERCADO / Economia / Estudantes portugueses de 15 anos têm um nível médio de literacia financeira
Economia
Dados do PISA 2018 indicam que os estudantes de 15 anos têm um nível médio de literacia financeira (Foto: Unsplash)

Estudantes portugueses de 15 anos têm um nível médio de literacia financeira

Por: Maria Carvalhosa

Segundo os dados do PISA 2018 revelados pelo Banco de Portugal, os estudantes portugueses de 15 anos têm um nível médio de literacia financeira, que se deve às dificuldades na aprendizagem e o contexto socioeconómico.

O nível de literacia financeira dos estudantes portugueses de 15 anos é próximo do verificado nos Estados Unidos da América e em Espanha, superior ao de Itália, mas inferior ao da Estónia e Finlândia. Em Portugal, as regiões autónomas dos Açores e da Madeira, consideradas em conjunto, e o Alentejo são os territórios com menores níveis de literacia financeira.

Os estudantes que repetiram um ano letivo têm um diferencial negativo na literacia financeira de cerca de 100 pontos (o equivalente a um desvio-padrão) face aos restantes. São igualmente de destacar os diferenciais existentes consoante o estatuto de imigrante, o número de livros em casa (medida indireta dos recursos disponíveis em casa, do contexto socioeconómico da família e do tipo de parentalidade), a educação dos pais, assim como o género.