Home / MERCADO / Economia / EUA anunciam mais medidas face a congestionamento nos portos
Casa Branca
Vão ser tomadas novas medidas para terminar com o congestionamento dos portos nos EUA (Foto: Pixabay)

EUA anunciam mais medidas face a congestionamento nos portos

A Casa Branca comunicou, esta quarta-feira, que para acabar com os problemas de congestionamento nos portos dos Estados Unidos da America (EUA) irá tomar mais medidas durante este mês de janeiro.

No decorrer de uma conferência de imprensa, o diretor do Conselho Económico Nacional da Casa Branca, Brian Deese, afirmou: “Constatámos progressos importantes nos portos, com uma diminuição de 40% no tempo que um contentor permanece no cais”.

Em outubro de 2021, o governo do presidente Joe Biden já tinha pressionado para que o porto de Los Angeles, o mais importante dos EUA, estivesse aberto 24 horas por dia, para que o desembarque das mercadorias fosse mais rápido e as filas de espera dos cargueiros fossem menores.

Já no início de novembro de 2021, os portos de Los Angeles e Long Beach começaram a cobrar um custo aos transportadores marítimos que porventura deixassem as suas cargas nos cais mais de oito dias.

Contudo, o diretor do Conselho Económico Nacional da Casa Branca referiu que “ainda há trabalho a fazer”.

“Razão pela qual, durante este mês, vamos tomar medidas suplementares com os portos do país para encontrar localizações para acomodar os produtos e agravar os custos para os contentores vazios que permaneçam nos cais” Acrescentado ainda que “o objetivo é agora o de avaliar onde se está e procurar resolver os problemas, para acelerar o ritmo da recuperação económica”, acrescentou.