Home / Empresas / Expense Reduction Analysts dá cinco conselhos para poupar no contexto inflacionário
literacia financeira
A Expense Reduction Analysts apresenta cinco formas das empresas pouparem no atual contexto económico (Fonte: Pexels)

Expense Reduction Analysts dá cinco conselhos para poupar no contexto inflacionário

Por: Martim Gaspar

O atual contexto económico, aliado ao aumento da inflação, obriga as empresas a cortar em custos, que geralmente tendem a causar prejuízos a médio prazo, pondo em causa a segurança do negócio. Assim, no dia mundial da poupança, a Expense Reduction Analysts, consultora especializada na otimização de custos, revela cinco formas de as empresas pouparem no atual contexto económico.

Reavaliar custo a custo exige por parte das empresas uma análise detalhada dos atuais custos existentes e analisar o mercado, de maneira a perceber em que áreas de custo a empresa se deve adaptar face às oportunidades que o mercado tem para oferecer.

A consultora adianta que é necessário olhar para os fornecedores como parceiros de negócio. É importante ter em conta que um acordo entre empresa e fornecedor deve ter como base o crescimento mútuo, daí a criação de acordos em que ambas as partes saiam a ganhar, ao mesmo tempo que assegura a sustentabilidade de ambas.

Outro dos conselhos é não colocar em risco a operação. Assegurar uma gestão estratégica e planificada dos custos, de maneira a assegurar a qualidade e o funcionamento da cadeia de abastecimento, devido a ser o sustento do negócio.

Por outro lado, é importante olhar além dos custos centrais. As áreas das empresas que apresentam mais custos tendem a ser as primeiras a sofrerem cortes, no entanto, existem outras áreas das empresas que, apesar não serem alvo de muitos gastos, podem ser geridas de maneira diferente, de forma a garantir o bom funcionamento das áreas principais.

Por fim, é importante avaliar regularmente os contratos. A revisão dos contratos permite detetar o máximo de oportunidades de poupança.

Segundo João Costa, country manager da Expense Reduction Analysts, “independentemente do setor ou da indústria, o equilíbrio entre custos e liquidez determina a continuidade dos negócios e, por isso, deve ser uma prioridade urgente”.