Home / MERCADO / Economia / Exportações em saúde crescem 13% no 1.º semestre de 2021
medicamentos comprimidos mercado de medicamentos
A Alemanha é o principal mercado de destino (Foto: Unsplash)

Exportações em saúde crescem 13% no 1.º semestre de 2021

As exportações no setor da saúde cresceram 13% no primeiro semestre de 2021, naquele que tem sido um dos principais motores da economia nacional, através de um desenvolvimento assinalável ao longo da última década.

Relativamente ao período homólogo de 2020, a Alemanha é o principal mercado de destino onde cresceu, nomeadamente cerca de 9%, passando de 107 milhões de euros para 117 milhões de euros. De acordo com os dados divulgados pela AICEP, assistimos nos últimos anos a um crescimento sustentado das exportações em saúde que atingiram, em 2020, o valor de 1.749 milhões de euros.

Para Joaquim Cunha, Diretor Executivo do Health Cluster, “assistimos a um crescimento sustentado da Saúde, cujas exportações mais do que duplicaram na última década. O esforço, que temos pela frente, de recuperação da nossa economia, poderá e deverá ter neste setor uma das suas alavancas determinantes. No HCP acreditamos que existem condições e potencial para o efeito assim sejamos capazes de alinhar vontades, estratégia e trabalho, muito trabalho”.

De acordo com o comunicado enviado às redações, “o trabalho contínuo de internacionalização de produtos e serviços reforça o posicionamento do Health Cluster Portugal face aos grandes desafios deste setor que representa um volume de negócios anual na ordem dos 30 mil milhões de euros e um valor acrescentado bruto de cerca de 9 mil milhões, envolvendo perto de 90 mil empresas e empregando quase 300 mil pessoas”.