Quarta-feira, Janeiro 15, 2025
InícioMercadoEconomiaExportações: Serviços cresceram nas Micro e PME, bens desceram nas Grandes

Exportações: Serviços cresceram nas Micro e PME, bens desceram nas Grandes

Por: Ana Vieira

O valor das exportações de bens e serviços em 2023 superou os 89 mil milhões de euros, numa subida de 2% relativamente a 2022, de acordo com a consultora de gestão Iberinform.

Classificando como exportadoras empresas que publicaram qualquer valor de exportação no Balanço e Demonstrações Financeiras da IES (Informação Empresarial Simplificada), 61.365 empresas exportaram bens ou serviços em 2023. Destas, 37.847 são Micro, 22.646 Pequenas e Médias e 872 Grandes Empresas.

A maioria das exportações tiveram como destino o mercado comunitário, sendo que apenas um terço foi para fora deste mercado. 

Por tipologia de empresa, as Micro totalizaram 2,5 mil milhões de euros em exportação, as Pequenas e Médias 32 mil milhões e as Grandes Empresas 54,5 mil milhões de euros.
Em 2023, a exportação de bens manteve-se acima dos serviços, com quase 60 mil milhões de euros contra cerca de 30 mil milhões em serviços, num cenário muito semelhante ao registado em 2022.

Micro empresas aumentaram exportação de serviços quase 20%

Olhando especificamente para as micro empresas, registou-se uma diminuição de 3% nas exportações de bens, enquanto os serviços aumentaram 19%, resultando num aumento global de 10%. O mercado comunitário registou um crescimento de 5% nos bens e 19% nos serviços, resultando num aumento total de 14%. Já no mercado extra-comunitário, verificou-se uma queda de 15% nas exportação de bens, compensada por um aumento de 18% nos serviços, totalizando um crescimento de 4% no total.

Exportação de bens nas PME apenas cresceu 3%

As PME registaram um crescimento de 3% nas exportações de bens e 17% nos serviços, resultando num aumento global de 7%. Tanto no mercado comunitário (2% nos bens e 18% nos serviços), como no extra-comunitário (3% nos bens e 15% nos serviços), o aumento de global foi de 7%.

Exportação de bens nas Grandes Empresas caiu 6%

As exportações realizadas pelas grandes empresas registaram uma queda de 6% nos bens, enquanto os serviços aumentaram 17%, resultando numa diminuição total de 1%. No mercado comunitário, verificou-se uma queda de 5% nos bens e um aumento de 18% nos serviços, resultando num decréscimo de 3% no total. Já no mercado extra-comunitário, houve uma redução de 7% nas exportações de bens e um crescimento de 17% nos serviços, o que gerou um aumento global de 2%.

PODE GOSTAR DE LER
Continue to the category
PUB

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER

PUB
PUB

SUSTENTABILIDADE

Continue to the category