Home / Empresas / Facebook lança serviço de ajuda comunitária
Safety Check foi lançado em 2014 pelo Facebook

Facebook lança serviço de ajuda comunitária

 

O Facebook anuncia hoje uma atualização do Safety Check, o Community Help, que permite às pessoas solicitar e oferecer ajuda, como comida, abrigo e transporte, depois de uma crise.

O Facebook acredita que a comunidade pode ensinar novas maneiras de utilizar a plataforma e observou que algumas pessoas utilizavam a rede social para dizer aos amigos e à família que estavam bem depois das crises, então em 2014 lançou o Safety Check para tornar esse comportamento ainda mais fácil. Desde então, o Safety Check foi ativado centenas de vezes, mas o Facebook que fazer mais para capacitar a comunidade a ajudar.

Com o ‘Community Help’ as pessoas podem pedir e oferecer ajuda, e conectarem-se após desastres naturais e acidentes. As publicações podem ser visualizadas por categoria e localização, tornando mais fácil para as pessoas encontrarem a ajuda de que necessitam.

Para que a comunidade use o Community Help, a ferramenta Safety Check tem que ser ativada primeiro. Para que o Safety Check seja ativado, duas coisas precisam de acontecer:

  • Em primeiro lugar, as agências de notificação de crises globais NC4 e iJET alertam o Facebook de que um incidente ocorreu e dão-lhe um nome, e a partir daí o Facebook começa a monitorizar as publicações sobre o incidente na área.
  • Em segundo lugar, se muitas pessoas estão a falar sobre o incidente, estas podem ser alertadas para se marcarem como seguras e convidar outras pessoas a fazerem o mesmo.
  • E a partir de hoje, se um incidente for um desastre natural ou acidental, as pessoas verão o Community Help. Poderão pedir ou oferecer ajuda e enviar mensagens diretamente a outros para se conectarem a partir do Safety Check.

Para começar, o Facebook irá disponibilizar o Community Help para desastres naturais e acidentes, tais como um terramoto ou um incêndio de um edifício. À medida que a rede social for aprendendo mais sobre a forma como as pessoas utilizam a ferramenta, irá melhorá-la e torná-la disponível para outro tipo de incidentes.