Home / Empresas / FatorC promove projetos económicos em Alcabideche e São Domingos de Rana
FATORC projetos económicos em alcabideche pme magazine

FatorC promove projetos económicos em Alcabideche e São Domingos de Rana

O Grupo de Ação Local FatorC tem, a partir desta quarta-feira e até 2020, 2,5 milhões de euros para atribuir a entidades que tenham interesse em desenvolver ações na área da empregabilidade, empreendedorismo, emprego, educação e formação em Alcabideche e São Domingos de Rana, concelho de Cascais.

A oportunidade de financiamento é um Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego (SI2E), um incentivo não reembolsável destinado a micro e pequenas empresas (até 49 colaboradores), bem como a desempregados que já tenham a sua empresa criada.

O fundo vai ser gerido pela TESE – Associação para o Desenvolvimento, que irá avaliar as candidaturas antes de serem aprovadas pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR-LVT).

Os apoios do FatorC são concedidos via FEDER e FSE até ao limite de 200 mil euros por empresa.

“O FatorC irá funcionar com base na gestão partilhada pela população e entidades locais para a execução da estratégia de desenvolvimento local definida. Esta é a característica mais distintiva do FatorC – as estratégias são concebidas e os projetos são selecionados pelos atores locais. Ou seja, o FatorC coloca as rédeas nas mãos das comunidades afetadas pelos problemas”, explicou à PME Magazine Joana Mendonça, coordenador do FactorC.

O FatorC foi “suscitado por um convite público da Câmara Municipal de Cascais, que apelava à participação na criação de um programa de Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC)”, adianta Joana Mendonça.

A responsável esclarece que a escolha recaiu por Alcabideche e São Domingos de Rana, porque “apresentam indicadores socioeconómicos abaixo da média do concelho”.

“Foi decidido que a candidatura iria incidir nestas duas freguesias para solucionar o problema do desemprego e dos percursos educativos e formativos dos jovens, de forma a quebrar o ciclo de pobreza.”

As candidaturas estão abertas até 16 de fevereiro de 2018, mas Joana Mendonça refere que “até ao fim do programa, em 2020, estão previstas a abertura de novas fases de candidatura”. As empresas que queiram candidatar-se podem obter mais informações aqui.