Home / Empresas / Falta de competências digitais afetam crescimento das empresas
custo do trabalho
Desta forma, eleva-se o nível de conquista da confiança dos consumidores em regime de trabalho híbrido (Foto: Pexels)

Falta de competências digitais afetam crescimento das empresas

De acordo com o estudo “Digital Skills Research”, levado a cabo pela Salesforce, que analisou as evidências associadas a vários aspetos da falta de competências digitais, a Europa apresenta uma taxa de 64% de grandes empresas com dificuldades em contratar pessoas com aptidões tecnológicas, 56% das PME possuem o mesmo problema. O impasse está na reduzida formação de profissionais e no fraco investimento pelo mundo digital.

Com a rapidez e o avanço das tecnologias, as empresas tiveram de mudar as suas estratégias de trabalho, como também as suas perspetivas e visões sobre o futuro. Contudo, a procura por talentos em tecnologia é bastante maior do que a oferta que atualmente se regista.

Poucos são os profissionais que têm habilidades digitais e pouco é o acesso às suas infraestruturas devido às situações económicas.

Cabe às empresas contribuir para o aumento das oportunidades digitais e na formação dos seus trabalhadores para promover carreiras em tecnologia que possibilitem um bom crescimento dentro da organização.

O estudo revela ainda que 87% dos gestores estão a sofrer ou esperam vir a sofrer as consequências desta falta de competências digitais na sua equipa.