Home / Empresas / “Fomos a primeira companhia a regressar ao Mediterrâneo” – Eduardo Cabrita
MSC Cruzeiros em entrevista à PME Magazine
Eduardo Cabrita é o diretor geral da companhia em Portugal

“Fomos a primeira companhia a regressar ao Mediterrâneo” – Eduardo Cabrita

Por: Mafalda Marques

A MSC Cruzeiros introduziu um novo plano de proteção contra a Covid-19 para os passageiros. Salvaguarda infeção antes da partida, despesas médicas e doença a bordo. Eduardo Cabrita, diretor-geral para Portugal, explica como desenvolveram o protocolo operacional de saúde e segurança com recurso a especialistas nacionais e internacionais.

PME Magazine – Em que consiste este protocolo operacional de saúde?
Eduardo Cabrita – O novo protocolo foi desenvolvido em colaboração com os melhores especialistas de saúde externos, professores universitários e médicos nacionais e internacionais, líderes nos campos de epidemiologia e virologia em conjunto com os próprios especialistas internos da MSC nas áreas relevantes e veio demonstrar que os cruzeiros podem ser uma das opções de férias mais seguras na situação actual, que todos enfrentamos. Conciliando novos dados e pesquisas ao COVID-19, uma aperfeiçoada compreensão do vírus e como reage à última tecnologia de rastreio e protecção das pessoas de um possível contágio, o novo protocolo operacional foi criado para prevenir e atenuar o risco de transmissão durante umas férias com a MSC Cruzeiros. Inclui os seguintes pilares em termos de medidas de precaução e planeamento de respostas:

Rastreio Universal de Saúde dos passageiros antes do embarque que consiste em três medidas abrangentes – medição da febre, questionário de saúde e um teste de zaragatoa Covid-19. Dependendo dos resultados do rastreio e de acordo com o histórico médico e de viagens do passageiro, um segundo rastreio ou teste de saúde será necessário. Caso alguém teste positivo, tenha sintomas ou febre, ser-lhe-á negado o embarque. Seguindo as directrizes do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças, os passageiros que viajam de países considerados como alto risco, terão que se submeter a um teste molecular RT-PCR, que deverá ser feito dentro de 72 horas antes do embarque. Toda a tripulação é testada à Covid-19 antes do embarque assim como regularmente durante o seu contrato;

Limpeza e higienização com introdução de novos métodos, utilização de desinfetante próprio para hospitais e o saneamento do ar a bordo com tecnologia de luzes UV-C altamente eficaz que desinfetará o ar, matando cerca de 99,97% dos micróbios;   

Distanciamento Social possível através da redução da capacidade dos passageiros a bordo, permitindo mais espaço para os passageiros, aproximadamente 10m2 por pessoa, baseado numa capacidade geral de 70%. A capacidade das áreas será reduzida, actividades adaptadas para permitir grupos mais reduzidos e os passageiros deverão reservar antecipadamente os serviços e actividades de forma a gerir o número de participantes. Quando o distanciamento social não for possível em espaços públicos, como nos elevadores, será pedido aos passageiros que utilizem uma máscara facial. As máscaras serão disponibilizadas diariamente aos passageiros no camarote e disponibilizadas pelo navio.

Serviços médicos melhorados com tripulação altamente qualificada e treinada, o equipamento necessário para testar, avaliar e tratar pacientes suspeitos de contraírem Covid-19 e a disponibilidade de tratamento gratuito no centro médico de bordo para qualquer passageiro com sintomas. Camarotes especificamente isolados para o efeito estarão disponíveis para assegurar o isolamento de quaisquer casos suspeitos e contactos próximos.

Constante monitorização de saúde conduzida durante o cruzeiro. Passageiros e tripulação terão medições diárias de temperatura não-invasivas quer quando regressem de uma escala quer numa estação especificamente dedicada para o efeito pelo navio para monitorizar o estado de saúde de todos os passageiros e membros da tripulação. Durante esta fase inicial de operações, para continuamente melhorar as medidas de protecção e evitar riscos para a saúde dos passageiros e os seus acompanhantes, os mesmos apenas poderão ir a terra em participação de uma excursão organizada pela MSC Cruzeiros. Isto quer dizer que a MSC Cruzeiros pode proteger a sua saúde em terra numa excursão que seguirá os mesmos altos padrões de saúde e segurança existentes a bordo. Asseguraremos que os transferes serão devidamente higienizadas e com o espaço adequado entre passageiros. Guias turísticos e condutores também serão submetidos a rastreios de saúde e usarão o apropriado EPI.

Um plano de resposta a contingências activado se um caso suspeito for identificado, em colaboração próxima com as autoridades nacionais de saúde. O caso suspeito e contactos próximos seguirão as medidas de isolamento e poderão ter de desembarcar de acordo com os regulamentos locais e nacionais.

Foi implementado um procedimento alterado de embarque com processos digitais de check-in para tornar o processo mais simples e sem contacto com o horário de chegada de forma a gerir melhor a fluidez dos passageiros. As medidas de segurança e saúde no terminal de cruzeiros seguem os mesmos altos padrões que se encontram a bordo. Os passageiros são submetidos a testes de zaragatoa COVID-19, medição de temperatura e um questionário pessoal de saúde para assegurar que o passageiro está saudável e elegível para viajar. Caso mais rastreios sejam necessários, serão feitos pela equipa médica e, caso seja necessário, subsequentes testes COVID-19 serão feitos.Em terra, os passageiros poderão dispor de diferentes portos de escala dos navios, mas apenas como parte de excursões organizadas pela MSC Cruzeiros, que seguirão os mesmos altos padrões de saúde e segurança encontradas a bordo. Ao tomar esta decisão, a companhia assegura que todos os aspectos da estadia em terra dos passageiros cumpram todos os requisitos e padrões de saúde e higiene ao assegurar que os transferes sejam devidamente higienizados, que os guias turísticos e condutores usem EPI, os lugares e sítios a serem visitados são previamente examinados por forma a assegurar que existirão áreas reservadas para os passageiros da MSC Cruzeiros.

Saúde e segurança como prioridades

PME Mag. – Porquê recorrer a especialistas de saúde externos e professores das melhores universidades do mundo?

E. C. – Desde que a sua operação de cruzeiros foi suspensa temporariamente devido ao desenvolvimento da pandemia mundial de saúde, a MSC Cruzeiros trabalhou arduamente para desenvolver o seu novo protocolo operacional de higiene, saúde e segurança e para apoiar o regresso dos seus navios ao serviço, no momento certo. Para isso, foi criado um grupo de trabalho multifuncional composto por especialistas internos nas áreas de Serviços Médicos, Higienização e Saúde Pública, Serviços Hoteleiros, HVAC e outros Sistemas de Engenharia de Bordo, Tecnologia da Informação e Logística,  e ainda por uma reconhecida consultoria especializada da Aspen Medical para ajudar no desenvolvimento do protocolo e de procedimentos aperfeiçoados da própria empresa e dos e recursos existentes.

“O Painel de Especialistas COVID Blue Ribbon da MSC Cruzeiros foi formado pessoalmente pelo presidente executivo da companhia”

O objetivo do nosso painel de especialistas “Covid Blue Ribbon” nas áreas da Medicina, Saúde Pública e/ou Disciplinas Científicas relacionadas foi criar um grupo de peritos altamente qualificados e respeitados internacionalmente para informar e rever as nossas iniciativas relacionadas com a Covid-19 de modo a apoiar e a garantir que as acções que tomamos sejam apropriadas, eficazes e comunicadas pelas melhores práticas científicas e de saúde disponíveis. Neste sentido, este Grupo de Peritos tem a competência para rever iniciativa,s políticas, inovações técnicas ou medidas operacionais relacionadas com a Covid-19. Permanecerá activo por muito tempo, e muito para além do regresso das nossas operações, para garantir que usufruímos do seu conhecimento e da sua contribuição, mesmo que a situação continue a evoluir e que sejam disponibilizadas mais e novas informações. O painel de especialistas “Covid Blue Ribbon” da MSC Cruzeiros foi formado pessoalmente pelo presidente executivo da companhia e inclui também: o Professor Christakis Hadjichristodoulou,  Professor de Higiene e Epidemiologia da Faculdade de Medicina, bem como Vice-Presidente da Faculdade de Ciências da Saúde, na Universidade de Tessália, na Grécia; o Professor Stephan J. Harbarth, Epidemiologista, Especialista em Doenças Infecciosas e Chefe do Programa de Administração Antimicrobiana nos Hospitais da Universidade de Genebra (HUG) e Faculdade de Medicina; e o doutor Ian Norton, Médico Especialista em Emergência com pós-graduação em Cirurgia, Saúde Internacional e Medicina Tropical, actualmente Director Geral da Respond Global, ex-director do programa de Iniciativa da Equipa Médica de Emergência da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 2014 a Janeiro de 2020.

Gestão da frota em 2020

PME Mag. – Qual o plano de atividades até final do ano?

E. C. – Fomos a primeira grande companhia de cruzeiros a regressar ao serviço no Mediterrâneo. Neste momento, o MSC Grandiosa encontra-se a realizar cruzeiros pelo Mediterrâneo Ocidental, e termos um segundo navio a navegar muito em breve, o MSC Magnifica, terá um itinerário ainda maior e mais enriquecido quando regressar ao mar em outubro, disponibilizando uma série de sete cruzeiros, incluindo um itinerário de oito noites para o Natal, com partida a 18 de dezembro de Génova, Itália. Simultaneamente, a companhia estendeu também os itinerários do MSC Grandiosa até ao final do ano, incluindo a partida de Natal do navio de Génova, no dia 20 de dezembro de 2020. O MSC Grandiosa encontra-se neste momento a oferecer cruzeiros de sete noite com embarque nos portos Italianos de Génova, Civitavecchia, Nápoles e Palermo, realizando ainda escala no porto de Valletta, em Malta.

“Até agora, o feedback dos hóspedes que realizaram cruzeiros a bordo após o recomeço tem sido extremamente positivo”

Os novos cruzeiros do MSC Magnifica abrangem tanto o Mediterrâneo Ocidental como o Oriental e terão como porto de embarque Génova, com escalas em Livorno para as cidades de Florença e Pisa, Messina na Sicília, Valletta em Malta, Pireus para a cidade de Atenas e Katakolon para Olímpia, na Grécia e Civitavecchia, antes de regressar a Génova. O itinerário de dez noites foi criado para os hóspedes que preferem viagens mais longas com a possibilidade de visitar mais destinos e com mais tempo no mar – graças à segurança das excursões protegidas que a companhia de cruzeiros introduziu o mês passado no âmbito do seu novo protocolo de saúde e segurança. Os itinerários mais longos vão também de encontro aos gostos dos hóspedes que voam dos países Schengen devido às ligações aéreas disponíveis para Roma e Génova – que são, juntamente com Messina, dois dos três portos de embarque do navio. São também especialmente atraentes para os clientes que normalmente realizam cruzeiros durante os meses de Outono e Inverno, com mais tempo disponível e que procuram uma alternativa mais longa aos cruzeiros de sete noites já disponíveis a bordo do MSC Grandiosa. Após a conclusão destes itinerários agora actualizados, o MSC Magnifica – um dos navios mais apreciados da MSC Cruzeiros – realizará o MSC World Cruise em 2021, pelo terceiro ano consecutivo. O MSC Magnifica seguirá os passos do bem sucedido regresso ao mar do MSC Grandiosa, que se encontra agora a realizar o seu sexto cruzeiro consecutivo de sete noites, pelo Mediterrâneo Ocidental. O navio emblemático retomou as operações em Agosto no seguimento da aprovação, por parte das autoridades nacionais e locais em Itália, na Grécia e em Malta, do novo protocolo operacional de Saúde e Segurança da Companhia, desenvolvido para proteger os hóspedes, tripulantes e comunidades onde o navio faz escala. O novo protocolo de saúde e segurança, que será também implementado para o benefício dos hóspedes e tripulantes a bordo do MSC Magnifica, inclui uma triagem universal a todos antes do embarque no navio, medidas de higienização e limpeza elevadas em todo o navio, distanciamento social, utilização de máscara facial em áreas públicas e tecnologia inovadora para auxiliar no rastreamento e acompanhamento a bordo. As fortes e rigorosas normas do protocolo relativamente à saúde e segurança são aplicadas de forma semelhante em todas as excursões em terra onde os hóspedes estão numa “bolha social” de modo a proteger o seu bem-estar e as comunidades locais. Até agora, o feedback dos milhares de hóspedes que realizaram já cruzeiros a bordo do MSC Grandiosa após o recomeço tem sido extremamente positivo, tendo classificado a sua experiência como uma das opções de férias disponíveis mais seguras, bem como elogiando a determinação da MSC Cruzeiros em ir para além das directrizes estabelecidas pelas autoridades nacionais e regionais.

2021 à vista

PME Mag. – O que estão a preparar para 2021?
E. C. – Prevemos ter a navegar os 19 navios de toda a frota, incluindo os dois novíssimos navios actualmente em construção – MSC Virtuosa e MSC Seashore – para uma grande variedade de itinerários em todas as regiões onde normalmente operamos, nomeadamente no Mediterrâneo Ocidental e Oriental, Norte da Europa, Caraíbas, entre outros.  Para além de uma variedade encantadora de destinos, os navios oferecem uma experiencia única e enriquecida a bordo com uma oferta familiar premiada, entretenimento de classe mundial, excelentes experiências gastronómicas internacionais a bordo de magníficos e modernos navios com camarotes confortáveis e espaçosos, bastantes espaços públicos e tecnologia de última geração. 

“Os viajantes que quiserem marcar umas férias com saída e chegada a Lisboa em 2021 terão disponíveis cinco cruzeiros”

O grande destaque da programação de verão 2021 vai para os cruzeiros portugueses, com embarque e desembarque em Lisboa e cruzeiros com embarque e desembarque no Funchal. Para os viajantes que pretendem embarcar à porta de casa temos previstos os cruzeiros com saída e chegada a Lisboa e ao Funchal em setembro, outubro e novembro de 2021, a bordo do MSC Virtuosa e do MSC Splendida, respectivamente. Os viajantes que quiserem marcar umas férias com saída e chegada a Lisboa em 2021 têm disponíveis cinco cruzeiros a bordo do MSC Virtuosa, o novo navio da companhia que será inaugurado no próximo ano e que proporcionará pela primeira vez aos portugueses a possibilidade de embarcar em Lisboa a bordo de um navio da classe Meraviglia.  Este navio irá disponibilizar aos passageiros portugueses a oportunidade única de desfrutar da maravilhosa promenade interior com 96 centímetros de comprimento característica dos navios desta classe, de uma série de instalações extraordinárias que oferecem a melhor experiência de cruzeiro. Os itinerários de nove noites com embarque nos dias 18 e 27 de setembro, 6 e 15 de outubro vão explorar o Mediterrâneo Ocidental com escala em Barcelona, Marselha, Génova, Málaga, Casablanca, antes do navio regressar a Lisboa. O cruzeiro de 10 noites com partida a 24 de outubro vai proporcionar aos portugueses também a possibilidade de conhecer a cidade de Alicante, para além das escalas acima referidas.  Será também possível realizar um mini-cruzeiro de 5 noites a bordo do MSC Virtuosa com partida de Génova no dia 22 de setembro, com passagem por Málaga e Casablanca antes de chegar a Lisboa. No dia 3 de novembro, com partida de Lisboa, a MSC Cruzeiros disponibiliza um itinerário de quatro noites em direção a Génova, com escala em Barcelona e Marselha. Estarão também disponíveis embarques e desembarques no Funchal a bordo do MSC Splendida, em outubro e novembro de 2021. Os quatro cruzeiros de 11 noites, com partidas do Funchal a 10 e 21 de outubro, e a 1 e 12 de novembro, realizarão escalas em Málaga, Civitavecchia (Roma), Génova, Marselha, Barcelona, Casablanca e Santa Cruz de Tenerife, nas Ilhas Canárias, antes de regressarem novamente ao Funchal.  Estará também disponível um cruzeiro de 6 noites a bordo do MSC Splendida, com partida de Génova no dia 4 de outubro de 2021, com escala em Barcelona, Casablanca e Santa Cruz de Tenerife antes de chegar ao Funchal. Será também possível embarcar no Funchal a 23 de novembro num mini cruzeiro de cinco noites, com destino a Génova e com escala em Málaga e Civitavecchia (Roma).