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Fábrica da Fruut em Sátão, Viseu (Fotos: Divulgação)

“Fruut é uma PME com orientação ‘mass-market’” – Filipe Simões

Criada em 2013, a Fruut veio trazer mais economia e postos de trabalho a Sátão, em Viseu. Recentemente, investiu numa nova linha de produção que permite uma produção superior a 15 milhões de embalagens por ano. Em entrevista à PME Magazine, Filipe Simões, diretor executivo da Fruut, explica os planos de expansão desta PME portuguesa.

 

PME Magazine – Como nasceu a Fruut?

Filipe Simões – Em 2013, Portugal vivia um momento difícil, com a intervenção do FMI, taxa de desemprego recorde e número de insolvências em máximos históricos. Também em 2013 praticamente ninguém sabia o que era fruta desidratada e muito menos a tinham experimentado. Mesmo assim, decidimos avançar com o projeto Fruut.

 

PME Mag. – Porquê?

F. S. – Porque acreditávamos que este era claramente um produto diferente, com um contributo incrível para a melhoria dos hábitos alimentares e para a diminuição do desperdício alimentar e porque sabemos que as maiores oportunidades revelam-se nos momentos de grande adversidade. O caminho foi longo e intenso, com muitas dúvidas, mas muita esperança no que estava a ser construído. Demorámos nove meses a preparar o lançamento e a conseguir colocar nas prateleiras dos supermercados uma marca portuguesa de snacks saudáveis, 100% naturais, inserida numa categoria de produto completamente desconhecida na altura. Como o conseguimos? Com paixão, dedicação e muita análise: fizemos estudos de mercado, focus groups, experimentação de produto, reuniões com gestores de topo… Tudo isso nos elucidou sobre o melhor caminho a seguir. Daí até ao lançamento, o tempo voou. Depois como se costuma dizer, o resto é história…

 

PME Mag. – O que significa este investimento na nova linha de produção?

F. S. –A Fruut investiu um milhão de euros numa nova linha de produção na sua fábrica no Sátão, o que lhe garante uma capacidade de produção superior a 15 milhões de embalagens por ano. Com este aumento da fábrica, a Fruut vai duplicar a sua produção e permitir-nos apostar em novos mercados internacionais.

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Filipe Simões, diretor executivo da Fruut (Foto: Divulgação)

 

PME Mag. – Quantas pessoas emprega?

F. S. – Desde a sua fundação, em 2013, a Fruut já criou mais de 21 postos de trabalho no Sátão (Viseu). Somos no total cerca de 34 colaboradores.

 

PME Mag. – Qual o volume de negócios atual?

F. S. – Esta ano contamos ultrapassar os dois milhões de euros.

 

PME Mag. – Que percentagem de vendas é para exportação?

F. S. – Em 2019, a exportação representará mais de 60% do nosso volume de negócios. Nos próximos meses iniciaremos a distribuição em novos mercados como França e Israel, onde estaremos presentes em algumas das maiores cadeias de hipermercados. Este investimento que realizámos é fundamental para conseguirmos responder em termos de capacidade de produção, controlo de qualidade, competitividade em termos de custos e flexibilidade para desenvolvermos novas linhas de produtos.

 

PME Mag. – Porquê Viseu? Que benefícios de terem uma empresa sediada neste distrito?

F. S. – Proximidade com os Pomares da Quinta de Vilar, um dos accionistas da empresa e a localização central que nos permite chegar rapidamente a Lisboa, Porto e Madrid.

 

PME Mag. – Quais os maiores desafios que enfrentam?

F. S. – Um dos grandes desafios da Fruut passa por reforçar a sua vantagem competitiva num momento em que em existe um claro de aumento do número de produtos e marcas concorrentes no segmento do snacking saudável. Ao mesmo tempo, surge a necessidade de escalar o projeto e isso obriga-nos a encontrar novas formas de comunicar com o maior impacto e o menor custo possível. Somos uma PME com uma clara orientação mass-market e isso traz-nos o desafio permanente de gerir a relação entre a ambição e a dimensão da empresa.

 

PME Mag. – Quais os planos para o futuro?

F. S. – Os nossos planos passam por chegar a novos mercados internacionais e levar o nome Fruut cada vez mais longe. Além disso, queremos continuar a lançar novos produtos. Este ano, lançámos um novo sabor – coco – e dois mix com frutos secos – cubos de maçã e amendoim e cubos de maçã, coco e amêndoa. Queremos continuar a inovar e a surpreender os nossos consumidores com snacks saudáveis, mas também com medidas sustentáveis, como aconteceu com as novas embalagens que tiveram uma redução de 30% no plástico.