Home / Medir para Gerir / Gestão de pessoas através da tecnologia
Gestão de pessoas
As plataformas digitais que ajudam a gerir os recursos humanos e o fluxo de trabalho podem ser determinantes para a competitividade das empresas (Foto: Nova SBE)

Gestão de pessoas através da tecnologia

Por: Tiago Godinho, head Nova SBE Digital Lab & Cybergym

Utilizar ferramentas para resolver o nosso quotidiano é uma característica tão antiga quanto a nossa existência enquanto espécie. Porém, ao longo dos séculos, a velocidade a que adotamos ferramentas tem vindo a tornar-se cada vez maior, sobretudo no mundo hiperconectado em que vivemos. Não estranha, por isso, que vejamos aparecer todos os dias novas ferramentas, muitas vezes extraordinariamente especificas, que pretendem resolver todo o tipo de problemas.

Vivemos num ponto de não retorno: estamos a deixar de ter pessoas para gerir ferramentas e a ter ferramentas para gerir pessoas. Não há nada de apocalíptico nesta afirmação. As unidades fundamentais da construção das organizações continuarão a ser as pessoas, mas a mesma realidade digital que nos impõe um ambiente de mercado ambíguo, competitivo e acelerado fornece-nos hoje as ferramentas que precisamos para melhor gerir os recursos mais importantes: a nossa capacidade cognitiva e o tempo.

As plataformas digitais que ajudam a gerir os recursos humanos e o fluxo de trabalho podem ser determinantes para a competitividade das empresas, mas também podem ter implicações que importa considerar.

Por um lado, ajudam a envolver a equipa em momentos-chave da concretização de um trabalho, permitindo a coordenação de diferentes pessoas. Fornecem também dados quase em tempo real, o que só seria possível no passado através de trocas de e-mails ou reuniões de ponto de situação. O tempo poupado pela facilidade em ver o estado do projeto e gestão de pipeline de cada um dos intervenientes permitem-nos atingir um maior nível de eficiência – um ponto fulcral numa era dominada pelos dados. Além disto, há ainda o benefício de permitirem o trabalho em qualquer altura, a partir de qualquer lado.

Assine a PME Magazine em papel para ler o artigo na íntegra ou subscreva a edição digital aqui.