Home / Empresas / Google engloba CEiiA no Impact Challenge on Climate
Google CEiiA Impact Challenge Climate
Objetivo passa por promover comportamentos sustentáveis nos cidadãos (Foto: Pexels)

Google engloba CEiiA no Impact Challenge on Climate

A Google selecionou o CEiiA para integrar o seu programa Impact Challenge Climate, através da plataforma de sustentabilidade AYR que recompensa comportamentos neutros em carbono na mobilidade. Para além do CEiiA, outras dez entidades mundiais estarão a trabalhar na escalabilidade do AYR em cidades de todo o mundo.

O CEiiA, o Centro de Engenharia e Desenvolvimento que concebe novas tecnologias, produtos e serviços para a sustentabilidade social, foi escolhido pela Google para englobar o programa Impact Challenge on Climate, uma plataforma de sustentabilidade, a AYR, que se baseia em blockchain com o objetivo de recompensar comportamentos neutros em carbono na mobilidade.

Plataforma de sustentabilidade, o AYR procura recompensar as pessoas por não emitirem CO2, em vez da imposição de taxas de emissão, criando mercados locais voluntários de carbono. Desta forma, os utilizadores podem trocar créditos digitais verdes por outros serviços e as empresas podem compensar localmente a sua pegada de carbono, apoiando ainda a aceleração da transição global de cidades neutras em carbono.

Garantindo um número muito elevado de inscrições para este programa, o diretor da Google.org, Rowan Barnett, aponta para o conceito inovador do AYR, que irá permitir implementar “mercados locais voluntários de carbono”. O responsável da Google.org mostra-se, desta forma, bastante entusiasmado pela inclusão do CEiiA neste projeto de desenvolvimento do AYR.

Apontando para a importância da neutralidade carbónica, o ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Fernandes, afirma a importância do envolvimento dos municípios e dos cidadãos, realçando o desenvolvimento que o projeto poderá promover. O ministro aponta ainda para o papel da tecnologia neste processo, num “exemplo das sinergias existentes entre transição verde e digital, e do seu contributo para acelerar a transição para uma sociedade neutra em carbono”.

Por seu turno, o CEO do CEiiA, José Rui Felizardo, enaltece a oportunidade que este projeto representa para o país, uma vez que reforça o contributo que vem sendo dado ativamente nesta área climática. Para o CEO, o projeto da Google.org irá impulsionar a plataforma AYR, dando “a possibilidade de trabalhar em estreita colaboração com vários parceiros em todo o mundo”.

Recorde-se que, para além do CEiiA, foram ainda englobadas neste projeto mais dez entidades internacionais que irão trabalhar no Impact Challenge on Climate ao longo dos próximos três meses, sendo que os próximos dois anos vão ser dedicados ao desenvolvimento da referida plataforma AYR em várias cidades de todo o mundo.