Por: Joana Mendes
A plataforma de finanças éticas, Goparity, lança uma nova campanha, em conjunto com a empresa portuguesa de biotecnologia Thunder Foods, que permitirá aos portugueses investir no desenvolvimento de proteína de inseto para incorporação em produtos alimentares para humanos. O grande objetivo é encontrar novas alternativas proteicas mais sustentáveis.
A campanha tem como objetivo angariar 125 mil euros através de crowdlending, prática de emprestar fundos a empresas através de plataformas digitais, e irá permitir financiar o desenvolvimento de vários projetos de investigação e desenvolvimento que a empresa tem em curso, bem como dar passos para a industrialização do seu processo produtivo de proteína de inseto e fertilizantes bio.
A principal missão da Goparity é a democratização do acesso ao financiamento sustentável, ligando empresas e indivíduos que querem investir em projetos com repercussões positivas nas pessoas e no planeta. Em 2022, angariou cerca de 10,4 milhões de euros provenientes de mais de 29 mil membros registados.
Os investidores podem fazer parte deste projeto através da plataforma com investimentos a partir dos cinco euros, que renderão juros anuais de 6%, pagos mensalmente durante três anos. Consequentemente, estarão a contribuir para dar resposta a dois grandes desafios da atualidade: a necessidade de encontrar soluções alternativas mais limpas e sustentáveis para a alimentação de animais e humanos e a necessidade de novas soluções de remediação dos solos e nutrição das plantas.
“A recetividade à campanha está a ser bastante positiva, em menos de dois dias foram angariados mais de 20 mil euros de cerca de 300 investidores. Este projeto permite ter impacto numa solução para o futuro da alimentação, dado que a produção de proteína de inseto tem a vantagem de ser mais sustentável do que as alternativas tradicionais, ocupando muito menos espaço e gastando muito menos recursos para produzir a mesma quantidade de proteína”, declara Nuno Brito Jorge, fundador e CEO da Goparity.