Home / MERCADO / Economia / Goparity procura investidores portugueses para apoiar a produção de proteína de inseto
Plataforma de finanças éticas lança nova campanha de financiamento colaborativo promovida pela empresa portuguesa Thunder Foods
Plataforma de finanças éticas lança nova campanha de financiamento colaborativo promovida pela empresa portuguesa Thunder Foods (Foto: Pexels)

Goparity procura investidores portugueses para apoiar a produção de proteína de inseto

Por: Joana Mendes

A plataforma de finanças éticas, Goparity, lança uma nova campanha, em conjunto com a empresa portuguesa de biotecnologia Thunder Foods, que permitirá aos portugueses investir no desenvolvimento de proteína de inseto para incorporação em produtos alimentares para humanos. O grande objetivo é encontrar novas alternativas proteicas mais sustentáveis.

A campanha tem como objetivo angariar 125 mil euros através de crowdlending, prática de emprestar fundos a empresas através de plataformas digitais, e irá permitir financiar o desenvolvimento de vários projetos de investigação e desenvolvimento que a empresa tem em curso, bem como dar passos para a industrialização do seu processo produtivo de proteína de inseto e fertilizantes bio.

A principal missão da Goparity é a democratização do acesso ao financiamento sustentável, ligando empresas e indivíduos que querem investir em projetos com repercussões positivas nas pessoas e no planeta. Em 2022, angariou cerca de 10,4 milhões de euros provenientes de mais de 29 mil membros registados.

Os investidores podem fazer parte deste projeto através da plataforma com investimentos a partir dos cinco euros, que renderão juros anuais de 6%, pagos mensalmente durante três anos. Consequentemente, estarão a contribuir para dar resposta a dois grandes desafios da atualidade: a necessidade de encontrar soluções alternativas mais limpas e sustentáveis para a alimentação de animais e humanos e a necessidade de novas soluções de remediação dos solos e nutrição das plantas.

“A recetividade à campanha está a ser bastante positiva, em menos de dois dias foram angariados mais de 20 mil euros de cerca de 300 investidores. Este projeto permite ter impacto numa solução para o futuro da alimentação, dado que a produção de proteína de inseto tem a vantagem de ser mais sustentável do que as alternativas tradicionais, ocupando muito menos espaço e gastando muito menos recursos para produzir a mesma quantidade de proteína”, declara Nuno Brito Jorge, fundador e CEO da Goparity.