Home / Sustentável / Governo abre candidaturas a projetos de energias renováveis
Penafiel
As centrais vão ficar instaladas nas freguesias de Capela, Lagares e Figueira, Valpedre, Duas Igrejas, Luzim e Vila Cova (Foto: Arquivo)

Governo abre candidaturas a projetos de energias renováveis

Concurso está aberto até 16 de dezembro e abrange tecnologias renováveis ainda pouco disseminadas no país.

Os ministérios da Economia e do Ambiente abriram candidaturas para projetos de energias renováveis no valor de 25 milhões de euros, no âmbito do programa comunitário Portugal 2020, no Domínio da Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos.

“No quadro da eliminação das tarifas feed-in, com a consequente venda de energia a preços de mercado, o Aviso-Concurso POSEUR-01-2016-60 procura apoiar projetos de produção de energia a partir de fontes renováveis, com vista à efetiva realização dos investimentos, contribuindo para o cumprimento das metas da União Europeia e para os resultados a alcançar ao nível do Plano Nacional de Ação para as Energias Renováveis (PNAER)”, refere o comunicado do Governo.

Segundo o documento, o concurso abrange tecnologias renováveis, testadas mas ainda não muito disseminadas e que produzam eletricidade, como o eólico offshore, ondas, geotermia, biomassa e biogás para geração de energia.
A iniciativa surge na estratégia de investimento liderada pelo Secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, na sequência de um anúncio de um outro aviso de 2,6 milhões de euros, atualmente em curso.

As candidaturas estão abertas até às 18 horas de 16 de dezembro de 2016.

Recorde-se que Portugal deverá atingir uma meta de 31% de renováveis no consumo final bruto de energia, para o Horizonte 2020, um objetivo fixado pelo PNAER.