Home / Empresas / Grandes empresas e PME veem sustentabilidade como oportunidade estratégica  
sustentabilidade
A Católica Lisbon apresentou o primeiro relatório do Observatório dos Objetivos Desenvolvimento Sustentável (ODS) nas empresas portuguesas (Foto: Pexels)

Grandes empresas e PME veem sustentabilidade como oportunidade estratégica  

Por: Eduarda Coelho

A Católica Lisbon apresentou, esta segunda-feira, 10 de outubro, o primeiro relatório do Observatório dos Objetivos Desenvolvimento Sustentável (ODS) nas empresas portuguesas, desenvolvido em parceria com a Fundação BPI “la Caixa” e a Fundação Francisco Manuel dos Santos. Segundo os dados apresentados, 95% das grandes empresas e 77,7% das pequenas e médias empresas portuguesas veem a sustentabilidade como oportunidade estratégica.  

As conclusões mostram, ainda, que a maioria das empresas afirmam que na sua comissão executiva há motivação e alinhamento para com a implementação dos ODS.  

Contra a corrente, apenas 52,5% das PME indica ter conhecimento dos ODS, enquanto 76,7% das grandes empresas afirmaram ter conhecimento detalhado nesta matéria. Já quando questionadas acerca do alinhamento estratégico da empresa em relação aos ODS e se os mesmos fazem parte do seu core business, apenas 18,3% das grandes empresas e 6,8% das PME avaliadas afirmaram que os ODS guiam a sua atividade. 

O relatório foi apresentado nesta segunda-feira, no Hotel Pestana Palace, em Lisboa, e contou com a presença do Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva. 

Esta é uma iniciativa do Center for Responsible Business & Leadership da Católica Lisbon que pretende compreender de que forma as empresas portuguesas estão a incorporar os 17 objetivos sustentáveis da Agenda 2030 nas suas atividades. O relatório apresenta conclusões com base na avaliação de 60 grandes empresas e 103 PME portuguesas.