Home / MERCADO / Economia / Grupo State Grid, maior acionista da REN compra 49% de Omã

Grupo State Grid, maior acionista da REN compra 49% de Omã

Por: Mariana Barros Cardoso

O maior acionista da REN (Redes Energéticas Nacionais) que tem sede em Pequim e está sob tutela do Governo central da República Popular da China, não avança muitos detalhes da compra apenas que é agora, detentor de 49% da rede de distribuição de energia de Omã, na região do Golfo.

O grupo, State Grid, refere-se à compra como parte da estratégia chinesa para ligar o sudeste Asiático, Ásia Central, África e Europa, de forma a abrir novas vias comerciais. A State Grid é o grupo que opera a maior parte do sistema de distribuição de energia da China, afirma que irá utilizar a sua tecnologia bem como experiência para melhorar a rede em Omã.

A compra de 25% da REN pelo State Grid foi fechada em 2012 por 387,15 milhões de euros. ´

A empresa que está sob tutela do Governo é, ainda, a maior concessionária do mundo e tem uma presença forte além-fronteiras no Brasil, com um total de 10.000 quilómetros de linhas de transmissão elétrica e segundo o jornal “Financial Times”, que cita fontes próximas ao processo quando refere o negócio, avança que este terá sido fechado mil milhões de dólares que corresponde a cerca de 897 milhões de euros.

A estratégia de expansão incluí ainda a construção de linhas ferroviárias, aeroportos, centrais elétricas ou zonas de comercio livre de modo a abrir novas vias comerciais e redesenhar o mapa da economia mundial.