Home / Empresas / Huawei com novo cybersecurity officer em Portugal
Nuno Teodoro, Cybersecurity Officer da Huawei Portugal
Nuno Teodoro, Cybersecurity Officer da Huawei Portugal (Foto: Divulgação)

Huawei com novo cybersecurity officer em Portugal

A Huawei acaba de anunciar a contratação de Nuno Teodoro como novo cybersecurity officer em Portugal, ficando responsável pela gestão do plano de cibersegurança da empresa, bem como pelas políticas e programas destinados à mitigação, compliance e redução de riscos de segurança operacional de infraestruturas de Tecnologias de Informação e Comunicação.

Nuno Teodoro é o novo cybersecurity officer (CSO) da Huawei em Portugal, passando a gerir a cibersegurança da empresa e as políticas e programas relativos à mitigação, compliance e redução de riscos de segurança operacional de infraestruturas de Tecnologias de Informação e Comunicações.

Com licenciatura e mestrado em Engenharia Informática, pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, Nuno Teodoro tem especializações em Cybersecurity & Cyber Risk Management pela Harvard University e em Cyber WarCyber Warfare & Terrorism pela Charles Sturt University.

Num percurso profissional focado na área de segurança de sistemas, o novo CSO da Huawei Portugal iniciou a sua carreira em 2008 na Agência Espacial Europeia, como Software Engineer. Nuno Teodoro passou depois pela KPMG, exercendo a função de Information Security Consultant & Auditor, pelo AMOS Group, como Information Security Officer e pela SEEDRS, como Information Security Director.

Antes de integrar na Huawei, o novo CSO da empresa exercia a função de Global Chief Information Secutirty Officer, na Truphone desde 2017, apresentando assim um vasto currículo que levou a Huawei a reconhecer-lhe o valor necessário e pretendido para encarar este novo desafio.

Com a cibersegurança e a privacidade a serem temas prioritários para a empresa, o CEO da Huawei Portugal, Tony Li, vê esta contratação como um reforço deste compromisso, numa altura em que o país tem vindo a apostar na transição digital, dado o impacto pandémico.

Tony Li afirma ainda que Nuno Teodoro irá trabalhar “em estreita articulação interna com todos os colaboradores, com os seus pares dos restantes países europeus, bem como com todas as entidades que compõem o ecossistema de cibersegurança nacional”.

De referir que a Huawei, em Portugal há 16 anos, conta com mais de 120 colaboradores, sendo que 90% destes têm nacionalidade portuguesa. A empresa tem vindo a investir cada vez mais nos seus recursos humanos, apostando na contratação de quadros altamente qualificados para responder às necessidades e exigências presentes no mercado atual de Tecnologias de Informação e Comunicação.