Home / Empresas / III Fórum da União de Exportadores da CPLP começa hoje em Beja
III Fórum União de Exportadores da CPLP foto: DR)

III Fórum da União de Exportadores da CPLP começa hoje em Beja

A III edição do Fórum da União de Exportadores da CPLP (UE-CPLP) terá lugar esta sexta-feira e sábado, no Núcleo Empresarial da Região de Beja (NERBE) e na Associação Agricultores do Sul (ACOS).

 

O III Fórum da EU-CPLP é uma iniciativa conjunta entre a União de Exportadores da CPLP e a Confederação Empresarial da CPLP (CE-CPLP), na construção de uma plataforma de negócios e cooperação entre os países membros da comunidade.

Nos dois dias do evento, estarão representadas mais de 2000 entidades, entre organismos públicos e privados, empresários dos nove Estados-membros e dos países observados da CPLP.

Segundo o Presidente da União de Exportadores, Mário Costa, um dos problemas da CPLP é a desconfiança que existe devido à relação conturbada entre os países-membros, resultante dos tempos de colonialismo.

O Fórum terá as vertentes empresariais, institucionais e culturais representativas dos diferentes segmentos do mercado CPLP.

Na sexta-feira e no sábado, em Beja, são esperados mais de 350 expositores, o que representa um aumento face aos 169 que estiveram em Braga e aos 80 em Lisboa, nas duas edições anteriores do Fórum. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, presidirá à abertura, esta tarde.

Esta terceira edição surge na sequência do enorme sucesso do primeiro Fórum da União de Exportadores da CPLP que ocorreu em Lisboa em 26 e 27 de junho 2015 e o 2.º Fórum da União de Exportadores da CPLP que ocorreu em Braga a 17 e 18 de dezembro. Ambas as edições foram consideradas um sucesso e contaram com mais de 3000, mais de 600 encontros de negócios B2B e a presença de mais de duas centenas de entidades na Mostra.

O próximo encontro do Fórum será em agosto em Moçambique, até ao final do ano promete passar por São Tomé  e Príncipe, Guiné Equatorial, Angola, Cabo Verde e em 2017 chegará ao Brasil, Guiné Bissau e Timor-Leste.