Home / MERCADO / Economia / Investimento regista pior marca desde 2013
contratos de investimento
Foto de arquivo (Foto: Pixabay)

Investimento regista pior marca desde 2013

O investimento caiu 3% no segundo trimestre e é a pior marca desde 2013, quando o país ainda estava em pleno programa de ajustamento.

“No segundo trimestre de 2016, o investimento em volume registou uma redução de 3%, que compara com a variação homóloga de -1,2% registada no trimestre precedente”, regista o Instituto Nacional de Estatística (INE).

“Esta evolução refletiu, em larga medida, a diminuição da FBCF (Formação Bruta de Capital Fixo), que passou de uma variação de -1,7% no primeiro trimestre para uma taxa de -3,1%.”

Todas as componentes pioraram na sua prestação. O investimento em carros e equipamentos de transporte cresceu 20,5% no primeiro trimestre e agora expande-se 4,9%.

As chamadas “outras máquinas e equipamentos” passaram a afundar 4,2% (face a 2,6% no primeiro trimestre); na construção, a recessão passou de -3,9% para -4,9%; na produção de propriedade intelectual, a crise continua, mas mais suave, de -3,9% para -0,7%.

Já o setor da construção voltou a perder força. O Valor Acrescentado Bruto do ramo da construção “apresentou uma diminuição, em termos homólogos, mais intensa que no trimestre anterior, passando de uma taxa de -2,8% para -3,7% no segundo trimestre, o que resultou num contributo de -0,1 p.p. para a variação homóloga do VAB total nos dois últimos trimestres”.

Esta queda de 3,7% entre abril e junho constitui o pior registo desde o início de 2014.