Home / MERCADO / Economia / IVAucher já reembolsou 37 milhões de euros aos consumidores
IVAucher
Foram realizadas 14 milhões de transações, que chegaram ao terreno a 1 de outubro (Foto: Pexels)

IVAucher já reembolsou 37 milhões de euros aos consumidores

O programa IVAucher já reembolsou 37 milhões de euros aos consumidores e anuncia que o prazo para utilização do resto das quantias acumuladas, no valor de 12 milhões de euros, termina dia 31 de dezembro, segundo dados revelados esta quinta-feira pelo Ministério das Finanças.

De acordo com o gabinete de imprensa de João Leão, no âmbito do programa, foram realizadas 14 milhões de transações, que chegaram ao terreno a 1 de outubro. Para utilização de saldo, eram elegíveis cerca de 82 milhões de euros, acumulados pelos consumidores que pediram fatura com número de contribuinte, entre junho e agosto de 2021.

Os consumidores aderentes tinham à sua disposição um saldo de cerca de 49 milhões de euros, tendo utilizado 76% e restando ainda 12 milhões, ainda que o programa só dure até dia 31 de dezembro.

“O remanescente do saldo acumulado pelos consumidores e não utilizado será considerado como dedução à coleta em sede de IRS, nos termos legais”, afirmou o Ministério das Finanças, em comunicado.

O programa conseguiu que quase dez mil comerciantes se tornassem aderentes, o que corresponde a cerca de 35 mil terminais de pagamento. Foi mobilizado cerca de 73 milhões de euros para os setores do alojamento, cultura e restauração, de acordo com o Jornal de Negócios.

O programa AUTOvoucher criado no seguimento do IVAucher para ajudar os consumidores a lidar com a subida de preços dos combustíveis, já deu acesso ao reembolso, que corresponde a um valor perto de onze milhões de euros, segundo adiantaram as Finanças. O programa irá manter-se operacional até março de 2022 e conta com quase dez mil terminais em todo o país.